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dc.contributorCamargo, Ana Luiza Ferreira dept_BR
dc.contributorChee, Angelapt_BR
dc.contributorGarcia, Isadora Souzapt_BR
dc.contributorRamos, Julia Vianapt_BR
dc.contributorSilva, Nicole Estefhane dapt_BR
dc.contributor.advisorTakeda, Sibele Yoko Mattozo, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Fisioterapiapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-03T23:25:50Z
dc.date.available2024-09-03T23:25:50Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89616
dc.descriptionAutores: Ana Luiza Ferreira de Camargo, Angela Chee, Isadora Souza Garcia, Julia Viana Ramos, Nicole Estefhane da Silvapt_BR
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Sibele Yoko Mattozo Takedapt_BR
dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Fisioterapia.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O cenário emergencial instaurado devido à pandemia da Coronavirus Disease - 2019 (COVID-19), resultou em inúmeras consequências para a sociedade. Dentre elas, está a acentuação do surgimento de doenças psicossomáticas, com um agravo significativo dos episódios de estresse. O presente estudo busca verificar as repercussões precoces e tardias da auriculoterapia sobre os níveis de estresse e a prevalência dos sintomas da Síndrome de Burnout, bem como sobre o nível de atividade física nos estudantes de uma universidade pública brasileira, na retomada de aulas presenciais após o período pandêmico. Este ensaio clínico longitudinal e prospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi composto por uma amostra de 97 estudantes, que responderam à uma ficha de avaliação contendo anamnese (dados pessoais), perguntas relacionadas ao período pandêmico, o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) - versão longa e o Questionário de Copenhagen Burnout Inventory (CBI-S), validados para a língua portuguesa. Os participantes foram submetidos a 8 sessões da modalidade terapêutica, passando por uma avaliação antes da primeira intervenção, a segunda após a 4° sessão, a terceira após a 8° sessão e a última após 15 dias da última sessão de auriculoterapia. Ao final, as respostas obtidas passaram pela análise estatística por meio do Software Bioestat. Percebeu-se que houve uma redução significativa em todos os domínios avaliados no CBI-S e um aumento nos níveis de atividade física realizados pelos participantes, avaliados através do IPAQ. Deste modo, a auriculoterapia mostra-se eficaz na redução dos sintomas da Síndrome de Burnout e, por consequência, na redução do comportamento sedentário dos estudantespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAuriculoterapiapt_BR
dc.subjectBurnout, Sindrome dept_BR
dc.subjectEstresse (Psicologia)pt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectCOVID-19 (doença)pt_BR
dc.titleEfeitos da auriculoterapia sobre o estresse e atividade física em estudantes do curso de fisioterapia, após a pandemia do COVID-19pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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