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    Efeitos da auriculoterapia sobre o estresse e atividade física em estudantes do curso de fisioterapia, após a pandemia do COVID-19

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    R_G_ANA_LUIZA_ CAMARGO_ANGELA_CHEE ISADORA_ GARCIA_ JULIA_RAMOS_ NICOLE_SILVA.pdf (5.612Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Camargo, Ana Luiza Ferreira de
    Chee, Angela
    Garcia, Isadora Souza
    Ramos, Julia Viana
    Silva, Nicole Estefhane da
    Takeda, Sibele Yoko Mattozo, 1982-
    Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Fisioterapia
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O cenário emergencial instaurado devido à pandemia da Coronavirus Disease - 2019 (COVID-19), resultou em inúmeras consequências para a sociedade. Dentre elas, está a acentuação do surgimento de doenças psicossomáticas, com um agravo significativo dos episódios de estresse. O presente estudo busca verificar as repercussões precoces e tardias da auriculoterapia sobre os níveis de estresse e a prevalência dos sintomas da Síndrome de Burnout, bem como sobre o nível de atividade física nos estudantes de uma universidade pública brasileira, na retomada de aulas presenciais após o período pandêmico. Este ensaio clínico longitudinal e prospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi composto por uma amostra de 97 estudantes, que responderam à uma ficha de avaliação contendo anamnese (dados pessoais), perguntas relacionadas ao período pandêmico, o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) - versão longa e o Questionário de Copenhagen Burnout Inventory (CBI-S), validados para a língua portuguesa. Os participantes foram submetidos a 8 sessões da modalidade terapêutica, passando por uma avaliação antes da primeira intervenção, a segunda após a 4° sessão, a terceira após a 8° sessão e a última após 15 dias da última sessão de auriculoterapia. Ao final, as respostas obtidas passaram pela análise estatística por meio do Software Bioestat. Percebeu-se que houve uma redução significativa em todos os domínios avaliados no CBI-S e um aumento nos níveis de atividade física realizados pelos participantes, avaliados através do IPAQ. Deste modo, a auriculoterapia mostra-se eficaz na redução dos sintomas da Síndrome de Burnout e, por consequência, na redução do comportamento sedentário dos estudantes
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89616
    Collections
    • Fisioterapia [63]

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