Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchneider, Gabriela, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorPinto, Yasmin Malta Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2024-08-27T14:19:58Z
dc.date.available2024-08-27T14:19:58Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89532
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Gabriela Schneiderpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem-se como objetivos específicos analisar as normativas do Conselho Municipal de Educação (CME) dos municípios de Araucária, Curitiba, São José é das Pinhais e Pinhais, visto que compõem sistemas municipais do 1o anel da região metropolitana de Curitiba, no que se refere às condições de qualidade. Categorizar as normativas no que tange a aspectos pedagógicos, infraestrutura, quadro de funcionários, docentes e gestão escolar; comparar as normatizações existentes para as diversas etapas e modalidades de ensino nos municípios analisados. Visa-se destacar as normatizações referentes as escolas no que tange condições de qualidade destacando os critérios estabelecidos pelos conselhos municipais de educação para tais questões. O Conselho Municipal de Educação é entendido como órgão normatizador e fiscalizador do funcionamento das escolas, e, portanto, definidor de qual estrutura uma escola deve ter para funcionar. Entende-se a importância dos Conselhos de Educação como espaços de participação e que assumem o papel de articulador na formulação, acompanhamento, controle e avaliação de políticas públicas, visando assegurar a continuidade das mesmas mediante as mudanças de governos. Chamar atenção que são 4 municípios próximos mas, bastante diferentes entre si. Curitiba tem o CME mais antigo e Araucária com maior número de atos disponíveis.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present work has as specific objectives to analyze the norms of the Municipal Education Council (CME) of the municipalities of Araucária, Curitiba, São Jos é das Pinhais and Pinhais, since they make up municipal systems of the 1st ring of the metropolitan region of Curitiba, in the regarding quality conditions. Categorize the rules regarding pedagogical aspects, infrastructure, staff, teachers, and school management; compare the existing regulations for the various stages and modalities of education in the municipalities analyzed. The aim is to highlight the regulations regarding schools regarding quality conditions, highlighting the criteria established by the municipal councils of education for such issues. The Municipal Council of Education is understood as a regulatory and supervisory body for the functioning of schools, and, therefore, defining which structure a school must have to function. The importance of the Education Councils is understood as spaces for participation and that assume the role of articulator in the formulation, monitoring, control, and evaluation of public policies, aiming to ensure their continuity through changes in governments. Note that there are 4 municipalities nearby, but quite different from each other. Curitiba has the oldest CME and Araucária with the largest number of acts available.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)pt_BR
dc.subjectConselhos de educaçãopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleCondições de qualidade e o papel dos Conselhos Municipais de Curitiba, Pinhais, Araucária e São José dos Pinhaispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples