dc.contributor.advisor | Souza, Nelly Narcizo de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Gabardo, Raianny Louisy Bahniuk | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T17:20:55Z | |
dc.date.available | 2024-08-26T17:20:55Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89514 | |
dc.description | Orientador: Profa Dra Nelly Narcizo de Souza. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 52-58 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O paradigma da inclusão prevê a inserção do público alvo da Educação Especial nos espaços sociais e educacionais. Diversas ações, políticas públicas educacionais e administrativas foram implantadas, e ao longo da história, observa-se uma evolução desde a superação da segregação, passando pela institucionalização por meio da integração até a inclusão. Este estudo teve como objetivo maior investigar o que professores do Atendimento Educacional Especializado, que trabalham em Salas de Recursos Multifuncionais, demonstram conhecer e manusear sobre os recursos e equipamentos de Tecnologias Assistivas voltados para a Deficiência Física/Neuromotora. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com caráter exploratório, na Região Metropolitana de Curitiba. O instrumento utilizado para aferir os conhecimentos e domínios dos professores em relação às Tecnologias Assistivas foi o Questionário TAE, de Manzini. Dentre os principais resultados alcançados no estudo estão: a formação das professoras está compatível ao requisito trazido pela Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva para atuar no Atendimento Educacional Especializado, apresentando habilitação para o exercício da docência na área em que atuam; disponibilidade de recursos de acordo com a demanda de alunos; profissionais com conhecimento e domínio dos recursos disponíveis em suas salas; oferta de cursos e formações para aprimoramento de práticas. Conclui-se ainda que esta amostra está caminhando positivamente e espera-se que possa contribuir para futuros estudos na área das Tecnologias Assistivas | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : The inclusion paradigm foresees the inclusion of the target audience of Special Education in social and educational spaces. Diverse actions, educational and administrative public policies have been implemented, and throughout history, evolution has been observed from overcoming segregation, through institutionalization through integration to inclusion. The purpose of this study was to investigate what teachers of the Specialized Educational Service that work in Multifunctional Resource Rooms demonstrate knowledge and handling of Assistive Technology resources and equipment aimed at Physical / Neuromotor Disability. For that, an exploratory field research was carried out, in the Metropolitan Region of Curitiba. The instrument used to measure the knowledge and domains of teachers in relation to Assistive Technologies was the Manzini TAE Questionnaire. Among the main results achieved in the study are: the training of teachers is compatible with the requirement brought by the National Policy of Special Education in the Inclusive Perspective to act in the Specialized Educational Assistance, presenting qualification for teaching in the area in which they work; Availability of resources according to student demand; Professionals with knowledge and mastery of the resources available in their rooms; Offering courses and training to improve practices. It is also concluded that this sample is moving positively and is expected to contribute to future studies in the area of Assistive Technologies. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação especial - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da educaçao | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.title | O professor do atendimento educacional especializado e as tecnologias assistivas para a deficiência Física/Neuromotora | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |