O currículo de formação docente no Brasil e na Irlanda
Resumo
Resumo : O objeto do presente trabalho é a formação de professores, tendo como objetivo um estudo comparado entre os cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (Brasil) e de Bacharel em Educação da Universidade St. Patrick’s (Irlanda), a fim de identificar a relação entre as necessidades apresentadas pela docência e a formação oferecida. Analisa a grade curricular de cada curso, para identificar semelhanças e diferenças entre os mesmos e a finalidade de cada tipo de formação. A metodologia utilizada é da educação comparada, seguindo as fases que o método propõe: pré-descritiva, descritiva, interpretativa, de justaposição e comparativa. A estrutura do estudo conta com uma teorização referente ao trabalho docente trazendo referências que abordam sobre o tema da formação inicial, continuada, condições de trabalho dos professores e as tendências internacionais. Posteriormente, para cada país e curso, é realizada uma análise do sistema educacional, um breve histórico da formação docente e a descrição do curso, sua grade curricular e seus componentes. Finalmente, é realizada a comparação entre os dois cursos no que se refere às estruturas curriculares, disciplinas e suas respectivas ementas e cargas horárias, e as habilitações que cada graduação proporciona Abstract : The present work has as subject the teachers education and the objective is a comparative study between the Pedagogy course of Federal University of Paraná (Brazil) and the bachelor education of St. Patrick’s College (Ireland), analyzing the curriculum of each course to indentify similarities and differences, and the purpose of the education as well. The methodology used is the comparative education, following the steps from this method: pre descriptive, descriptive, interpretive, juxtaposition and comparative. The structure of this study has a theory part about the teacher’s work using references that talk about initial and continuing education, working conditions of teachers and international trends. After that, an analysis of the education system, the historical of teachers education and the description of the course (describing the curriculum and components) is done for each country and degree. Finally it has the comparative part, comparing both courses in differents topics, as structure, subjects and their components, and the qualifications each one provides.
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- Pedagogia [551]