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dc.contributor.advisorInvernizzi Castillo, Noela, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorStankevecz, Pricila de Fátimapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-26T17:13:29Z
dc.date.available2024-08-26T17:13:29Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89512
dc.descriptionOrientador: Profa Doutora Noela Invvernizzi Castillo.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 67-76pt_BR
dc.description.abstractResumo : Durante o ano 2015 a discussão sobre o currículo nacional em construção no país foi objeto recorrente de discussão, chegando à grande mídia. O currículo nacional, previsto na Constituição de 1988 e na LDB de 1996, tornou-se uma das metas do PNE aprovado em 2014. Sendo assim, em setembro de 2015 o MEC colocou em consulta pública a primeira versão da Base Nacional Comum Curricular. Neste trabalho realizamos uma pesquisa hemerografica com base nas matérias publicadas no jornal Folha de São Paulo de janeiro a dezembro de 2015 visando analisar a discussão sobre a matéria. A investigação se apoia na literatura teórica sobre a construção histórica do currículo nacional e segue até o período recente focando na produção do GT de Currículo da ANPED. Foi também realizada uma revisão documental das principais normativas que amparam o currículo nacional no país. Finalmente, a análise das matérias do jornal Folha de São Paulo buscou identificar os atores sociais envolvidos neste processo, que interesses representam, e quais foram seus principais argumentos em torno da pertinência (ou não) de um currículo nacional. Os principais achados da pesquisa mostram que o jornal priorizou as perspectivas sobre o currículo nacional defendidas por fundações (vinculadas a empresas e bancos) e organizações não governamentais em suas matérias, assim como as experiências de sucesso internacionais. Estes atores mais visíveis no debate do jornal confluíram em afirmar as melhorias e progressos que um currículo nacional poderá trazer para a qualidade da educação no país. Constatamos a remarcavel ausência da voz dos professores na discussão desenvolvida neste jornalpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFolha de S. Paulo (Jornal)pt_BR
dc.subjectArtigo de revistapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.titleBase Nacional Comum : uma análise a partir das matérias publicas no jornal "folha de São Paulo" no período de 2015pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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