dc.contributor.advisor | Invernizzi Castillo, Noela, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Stankevecz, Pricila de Fátima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T17:13:29Z | |
dc.date.available | 2024-08-26T17:13:29Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89512 | |
dc.description | Orientador: Profa Doutora Noela Invvernizzi Castillo. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 67-76 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Durante o ano 2015 a discussão sobre o currículo nacional em construção no país foi objeto recorrente de discussão, chegando à grande mídia. O currículo nacional, previsto na Constituição de 1988 e na LDB de 1996, tornou-se uma das metas do PNE aprovado em 2014. Sendo assim, em setembro de 2015 o MEC colocou em consulta pública a primeira versão da Base Nacional Comum Curricular. Neste trabalho realizamos uma pesquisa hemerografica com base nas matérias publicadas no jornal Folha de São Paulo de janeiro a dezembro de 2015 visando analisar a discussão sobre a matéria. A investigação se apoia na literatura teórica sobre a construção histórica do currículo nacional e segue até o período recente focando na produção do GT de Currículo da ANPED. Foi também realizada uma revisão documental das principais normativas que amparam o currículo nacional no país. Finalmente, a análise das matérias do jornal Folha de São Paulo buscou identificar os atores sociais envolvidos neste processo, que interesses representam, e quais foram seus principais argumentos em torno da pertinência (ou não) de um currículo nacional. Os principais achados da pesquisa mostram que o jornal priorizou as perspectivas sobre o currículo nacional defendidas por fundações (vinculadas a empresas e bancos) e organizações não governamentais em suas matérias, assim como as experiências de sucesso internacionais. Estes atores mais visíveis no debate do jornal confluíram em afirmar as melhorias e progressos que um currículo nacional poderá trazer para a qualidade da educação no país. Constatamos a remarcavel ausência da voz dos professores na discussão desenvolvida neste jornal | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Folha de S. Paulo (Jornal) | pt_BR |
dc.subject | Artigo de revista | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.title | Base Nacional Comum : uma análise a partir das matérias publicas no jornal "folha de São Paulo" no período de 2015 | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |