O bebê como sujeito da pesquisa acadêmica : um levantamento do Banco de Teses e Dissertações da CAPES
Resumo
Resumo : O intuito desta pesquisa foi identificar autores, metodologias e temas recorrentes na produção educacional que tematizam bebês para isso buscamos teses e dissertações no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tinham como descritor a palavra bebês. Encontramos 1327 trabalhos publicados entre os anos de 2013 a 2016. Refinamos os resultados na seção "área de concentração" e obtivemos 41 trabalhos da área da educação, os quais separamos nos âmbitos de dimensão corporal, documentação pedagógica, família, formação docente e identidade profissional, gênero, história, inclusão, literatura infantil, mídias, música, políticas públicas, práticas educativas, psicanálise e psicologia, rotinas e socialização. Após a leitura dos resumos, organizamos quadros onde constam a instituição de ensino, o título, o autor ou a autora e o tipo de trabalho (tese ou dissertação). Acreditamos que este tema seja relevante na área da educação, pois muitas vezes a formação no curso de Pedagogia trata de maneira superficial a ação pedagógica do docente que atua com bebês. As singularidades da educação nesta etapa da vida precisam ser conhecidas e valorizadas, pois são a base para o desenvolvimento da criança. Por meio deste levantamento pudemos concluir que acompanhado os avanços da Educação Infantil no cenário brasileiro, pesquisadores tem se dedicado a compreender a complexidade dos bebês sob os mais diferentes âmbitos da educação
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- Pedagogia [606]