Como os pais se relacionam com a escola de seus filhos ?
Resumo
Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema e principal objetivo, compreender a relação dos pais com a escola de seus filhos. Para tanto, procuramos artigos que abordassem esse tema e coletamos dados junto aos pais de uma escola da região sul de Curitiba. Participaram 52 pais ou responsáveis de 1o, 3o e 5o ano, que por meio de respostas aos questionários aplicados relataram como veem esta relação e como esta têm se efetivado. A relação escola família tem se evidenciado nas pesquisas acadêmicas, como suporte para que o aprendizado do educando ocorra de maneira efetiva. Deste modo, conhecer as perspectivas dos pais sobre esta relação tende a propiciar uma melhor compreensão de como este relacionamento têm ocorrido. Com base nos referenciais teóricos (BHERING, 2003; BHERING E SIRAJ- BLASTCHFORD, 1999; CAVALCANTE, 1998; FERREIRA E MATURANO, 2002; FONSECA, 1999; POLONIA E DESSEN, 2005; RIBEIRO E ANDRADE, 2006) buscou-se compreender os dados coletados, a partir dos questionários aplicados aos pais, e observou-se que a escola, campo da pesquisa, embora esteja buscando aproximar as famílias de seu cotidiano, ainda encontra dificuldades para que o relacionamento entre família-escola se efetive. As constatações obtidas através da presente pesquisa demonstram que a temática das relações entre família-escola tem se apresentado como um desafio, na busca de compreensões por parte de pesquisadores e profissionais da educação Abstract : The purpose of this conclusion of course work is to understand the relationship between parents and their children's school. To do it, we searched for articles that addressed this theme and collected data from the parents of a school in the southern region of Curitiba. Fifty-two parents or guardians of the 1st, 3rd and 5th year participated, who through answers to the applied questionnaires reported on how they see this relationship and how it has made effective. The family-school relation has been evidenced in academic researches, as a support for the student's learning occurs effectively. In this way, knowing the perspectives of parents about this relationship, tends to provide a better comprehension of how this relationship has occurred. Based on the theoretical references (BHERING, 2003; BHERING E SIRAJ-BLASTCHFORD, 1999; CAVALCANTE, 1998; FERREIRA E MATURANO, 2002; FONSECA, 1999; POLONIA E DESSEN, 2005; RIBEIRO E ANDRADE, 2006), it sought to understand the data collected from the questionnaires applied to the parents, and we observed that the school, the field of the research, although seeking to bring families closer to their daily lives, still finding difficulties for the relationship between family-school becomes effective. The findings obtained through the present research demonstrate that the thematic of family-school relationship has presented a challenge, in the search for comprehensions by researchers and education professionals.
Collections
- Pedagogia [551]