Cantos de atividades diversificadas : um estudo a partir da organização do espaço de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba
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Data
2016Autor
Siqueira, Mariana Alves de Andrade
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Resumo : O presente trabalho refere-se ao estudo da organização do espaço no contexto da educação infantil, mais especificamente o espaço de um CMEI de Curitiba no planejamento dos Cantos de Atividades Diversificadas (CAD’s). O interesse por esse tema iniciou-se por meio de discussões dentro da sala de aula do curso de pedagogia da Universidade Federal Do Paraná, sobre a temática de organização dos espaços da educação infantil e também por experiências vividas nas práticas pedagógicas de estágio na educação infantil e no ambiente de trabalho. Tem como objetivo principal investigar como ocorre a organização dos espaços na construção dos cantos de atividades diversificadas em uma instituição de educação infantil da Rede Municipal de Educação de Curitiba e discutir a importância do espaço físico para as interações das crianças e o papel da professora. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos de autores que abordam o tema, a pesquisa documental foi realizada em documentos em nível nacional e em documentos mais específicos da Rede Municipal de Curitiba, que tratam desta temática, também foi realizada uma pesquisa de campo, na qual observamos o cotidiano de uma turma dentro da instituição de educação infantil, como se dá a organização dos espaços e foram realizadas entrevistas com as professoras da turma observada. A pesquisa permitiu problematizar sobre como é realizado o planejamento dos cantos e dos espaços na turma de Pré I na educação infantil. As observações nos fizeram perceber a importância de ter um planejamento para a organização dos cantos de atividades diversificadas e dos espaços. Neste sentido, é imprescindível repensar o "lugar" que os documentos orientadores ocupam, já que são pouco utilizados, e também, repensar como ocorre o acompanhamento e orientação sobre esse aspecto para as professoras de educação infantil. Foi possível identificar a importância do espaço físico ser planejado e entender que o adulto precisa pensar para e com a criança para que esse espaço tenha um significado, para que além de ter uma organização voltada para os afazeres do cotidiano, também tenha as características da turma, pois as crianças passam boa parte do dia na instituição, e o ambiente precisa ser acolhedor, que possibilite diferentes interações e aprendizagens Abstract : This research is a study about the organization of space without context of early childhood education, specifically the space of a CMEI in Curitiba in the planning of Diverse Activities Corners (DAC’s).The interest for this topic was initiated through discussions within the classroom of the pedagogy course of the Federal University of Paraná about organization of early childhood education spaces and also by experiences in the pedagogical practices of internship in child education and in work environment. The main objective is investigate how works the organization of spaces in the construction of the diversified activities corners in a municipal institution of early childhood education in Curitiba and discusses the importance of the physical space for the interactions of the children and the teacher’s function. A bibliographical research was carried out in books and articles of authors that approach the subject. The documentary research was carried out in documents at national level and in specific documents of the Municipal Network of Curitiba that deal with this subject. Was realized a field research, which observed the daily life of a group within the institution of early childhood education about the organization of the spaces. Also were realized interviews with the teachers. The research allowed to question how is done the planning of diverse activities corners in the Pré I class in early childhood education. The observations made us realize the importance of having a planning for the organization of Diverse Activities Corners. In this sense, is essential to reconsider the "place" that the guiding documents occupy, since they are little used, and also, reconsider how the accompaniment and orientation on this aspect occurs for the teachers from early childhood education. It was possible to identify the importance of the physical space being planned and understand that the adult needs to think for and with the child in order that space has a meaning. It also need to havean organization focused on the daily chores and the characteristics of the class, since the children spend a good part of the day in the institution, and the environment needs to be welcoming, enable different interactions and learning.
Collections
- Pedagogia [551]