Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorArco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorCavalcante, Kézia Tatianapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-16T18:18:57Z
dc.date.available2024-08-16T18:18:57Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89424
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Yvelise Freitas de Souza Arco-Verdept_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 40-45pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este presente trabalho teve como objetivo compreender a formação docente e a sua prática ao longo dos séculos de história no Brasil. A intenção foi fazer um percurso histórico destacando acontecimentos importantes ao longo dos anos no que se refere a educação. Aqui caminhamos pela história da educação do nosso país desde a sua colonização até os dias atuais, contextualizando dentro dos modelos econômicos e sociais, para assim compreendermos o perfil do profissional de educação nos dias de hoje. Não falamos de um modelo ideal, padrão e isolado, mas sim tratamos as diferentes faces tidas ao longo dos anos como perfil do docente. Para isso, embasamos historicamente esse processo, onde contextualizamos o modelo de educação de cada época diante dos valores, mudanças e progressos na área econômica, política, social e cultural. A base legal para discussão do nosso trabalho foram as nossas três leis de diretrizes educacionais e também a mais recente resolução de 2 de julho de 2015 onde esmiuçamos sobre o que elas nos apontam sobre formação, pratica e valorização docente. Diante de dados destacados sobre a formação e pratica docente, fizemos apontamentos sobre o legado que hoje temos em mãos. Tivemos como resultado, através de toda as análises feitas, a compreensão do resultado do perfil docente atual e a o entender o processo e avanços ao longo dos anos relacionados à sua formação e carreira. Utilizamos os pensamentos e ideias de Cury, Dewey, Gauthier, Funari, Gramsci, Libâneo, Maritain, Marx, Sacristan e Vasquez para estruturar as análises e conceituações nesse trabalho.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This project aimed to understand teacher education and its practice throughout the centuries of history in Brazil. The intention was to make a historical course highlighting important events over the years in education. Here we walk through the history of education of our country from its colonization to the present day, contextualizing within the economic and social models, so as to understand the profile of the education professional these days. We do not speak of an ideal, standard and isolated model, but we treat the different faces that have been taken over the years as a profile of the teacher. For this, we have historically based this process, where we contextualize the educational model of each era in the face of values, changes and progress in the economic, political, social and cultural area. The legal basis for discussion of our work were our three laws of educational guidelines and also the latest resolution of July 2, 2015, where we discussed what they teach us about teacher training, practice and appreciation. Faced with outstanding data on teacher training and practice, we made notes on the legacy we have today. We have, through all the analyzes made, the understanding of the result of the current teaching profile and to understand the process and advances over the years related to its formation and career. We use the thoughts and ideas of Cury, Dewey, Gauthier, Funari, Gramsci, Libane, Maritain, Marx, Sacristan and Vasquez to structure the analyzes and conceptualizations in this work.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectEducadorespt_BR
dc.titleFormação docente no Brasil atual : perpectivas e articulações entre teoria e prática na formação inicial e continuadapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples