dc.contributor.advisor | Camas, Núria Pons Vilardell, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Marcelo Luiz Vergilio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T14:11:25Z | |
dc.date.available | 2024-08-15T14:11:25Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89406 | |
dc.description | Orientador: Profo Nuria Pons Vilardell Camas | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 46-48 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso tem como objeto de estudo as Tecnologias Assistivas (TA) no fazer pedagógico. Partindo-se da questão maior de como entender as tecnologias assistivas no ambiente escolar? De modo a podermos responder esta questão, traçamos como objetivo geral de pesquisa o de analisar as teorias que cercam a temática de Tecnologias Assistivas no ambiente escolar. Por meio da abordagem de pesquisa qualitativa, buscou-se diferentes fontes documentais e bibliográficas que dessem conta da questão apresentada. Conclui-se que é necessário formar o professor para o uso da TA, assim como reconsiderar melhor os recursos profissionais das escolas para assim poder-se auxiliar na formação de alunos com necessidades especiais. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da educaçao | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias no processo da educação especial e inclusiva | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |