dc.contributor.advisor | Lima, Judson Gonçalves de, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artes | pt_BR |
dc.creator | Smaka, Adriane Valentim do Amaral | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T22:50:49Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T22:50:49Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89329 | |
dc.description | Orientador: Judson Gonçalves de Lima | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Artes | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a aplicação da Lei Federal 11.769/2008 (que torna obrigatória a introdução de conteúdos musicais em sala de aula de todas as escolas de Educação Básica brasileiras. A investigação ocorreu em escolas da rede pública estadual do município de Matinhos, no Litoral do Paraná. Para tanto, foi pesquisado o contexto das escolas e a pergunta central objetivava saber se os professores da disciplina de Artes de tais escolas trabalham a música em sala de aula e em que condições. Foram aplicadas entrevistas e questionários aos professores de Artes, assim como observações e conversas dentro dos espaços escolares selecionados. O trabalho apresenta um breve histórico do ensino das Artes e da música no Brasil, desde o Século XV com as oficinas de artesãos, até os dias atuais com a obrigatoriedade do ensino de Artes para toda a Educação Básica. Por fim, são analisados os dados coletados, que dão uma visão da situação do ensino musical em Matinhos, e apresentadas as conclusões. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Artes - Litoral Paranaense (PR : Mesorregião) | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.title | Obrigatoriedade e ensino de música na educação básica : uma investigação nas escolas estaduais de Matinhos/PR | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |