dc.contributor.advisor | Opolski, Débora Regina, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artes | pt_BR |
dc.creator | Ramos, Jefferson | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T21:01:33Z | |
dc.date.available | 2024-08-06T21:01:33Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89287 | |
dc.description | Orientadora: Débora Opolski | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Licenciatura em Artes | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar e compreender o processo de aprendizagem musical e o envolvimento do corpo neste processo. Faremos um apanhado sobre a relação entre o corpo e a mente no âmbito da educação e da música, constatando assim a existência de uma dicotomia que chamaremos de "contradição corpo x mente". Tendo como pressupostos teóricos os Métodos Ativos em Educação Musical, buscaremos demonstrar que corpo e mente são elementos indissociáveis na cognição humana. Por fim, apresentaremos a Música Corporal como uma ferramenta pedagógica que proporciona uma vivência holística, na qual o corpo que ouve e que faz música é também o que aprende música, desenvolvendo assim a musicalidade de cada sujeito. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.title | A música corporal como ferramenta pedagógica para a musicalização | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |