Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOpolski, Débora Regina, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artespt_BR
dc.creatorRamos, Jeffersonpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-06T21:01:33Z
dc.date.available2024-08-06T21:01:33Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89287
dc.descriptionOrientadora: Débora Opolskipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Licenciatura em Artespt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar e compreender o processo de aprendizagem musical e o envolvimento do corpo neste processo. Faremos um apanhado sobre a relação entre o corpo e a mente no âmbito da educação e da música, constatando assim a existência de uma dicotomia que chamaremos de "contradição corpo x mente". Tendo como pressupostos teóricos os Métodos Ativos em Educação Musical, buscaremos demonstrar que corpo e mente são elementos indissociáveis na cognição humana. Por fim, apresentaremos a Música Corporal como uma ferramenta pedagógica que proporciona uma vivência holística, na qual o corpo que ouve e que faz música é também o que aprende música, desenvolvendo assim a musicalidade de cada sujeito.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.titleA música corporal como ferramenta pedagógica para a musicalizaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples