Experiência da implantação de serviço ambulatorial, de enfrentamento ao covid 19, em um hospital escola
Resumo
Resumo: Com início da pandemia do novo coronavírus, criou-se o Ambulatório Estratégico de atendimento aos colaboradores de um Hospital Escola de Curitiba. O objetivo dessa pesquisa é apresentar a trajetória de implantação do ambulatório, bem como apresentar os resultados alcançados com o mesmo. A presente pesquisa trata-se de um estudo observacional, descritivo. Os pesquisadores relatam a trajetória de implantação de forma detalhada e apresentam dados dos colaboradores atendidos. Durante os atendimentos, as seguintes informações foram coletadas: data de nascimento, cargo, hierarquia - posto de trabalho, data de comunicação, via de comunicação, contactante ou não de caso suspeito ou positivo, comorbidades, quadro clínico, orientações após a consulta, início dos sintomas, tipo e resultado do exame, se teve ou não afastamento do trabalho, se precisou de internamento, etapas de comunicação - durante o período de isolamento e no momento de retorno ao trabalho, data prevista do retorno e por fim, o retorno efetivo ao trabalho. Concluise que a ideia de implementar um ambulatório exclusivo para atendimentos aos colaboradores do Hospital Pequeno Príncipe, com suspeita de infecção pelo COVID-19, foi colocada em prática de maneira excepcional, e com êxito nos resultados, sendo fundamental para evitar sobrecarga de trabalho aos profissionais remanescentes, uma vez que o fluxo de atendimento e retorno de resultados era realizado de maneira rápida, quando comparado ao atendimento externo e realização de coleta externa.
Collections
- Medicina do trabalho [197]