Tambores emoldurados e o ensino do pandeiro brasileiro por meio de materiais didáticos
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Data
2024Autor
Schettini, Marcos Vinicius Lacerda
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Resumo: Esta pesquisa volta-se à temática dos tambores emoldurados, com recorte específico sobre o ensino do pandeiro brasileiro. Em diálogo com a pesquisa histórica, documental e a educação musical, procurou-se, primeiramente, registrar os contextos e a diversidade de tambores emoldurados na música e na cultura de diferentes tradições do mundo e do Brasil. Entre a variedade de tambores emoldurados presentes na cultura brasileira, a pesquisa volta-se ao pandeiro brasileiro, destacado junto à música em fins de profissionalização no começo do século XX. Reconhecido como instrumento símbolo da música e da percussão nacional (Vidili, 2021), sua forma de execução e estética vêm sendo estabelecidas pela práxis do pandeiro "de couro", "de choro", "de samba", "estilo brasileiro" (D'Anunciação, 1992), "moderno" (Aguiar e Potts, 2020) e "grave" (Brandão, 2023). Para além de seu uso proeminente na música popular do país, a partir da década de 1990 o instrumento passa a ocupar múltiplos espaços musicais, da música comercial à música pop, da música de câmara à instrumento solista frente a obras orquestrais. Ao mesmo tempo, o crescente interesse pelo instrumento reflete-se por meio de um corpus documental substancial, tipificado por publicações de caráter instrutivo, estruturadas em formato de material didático, método, cursos e/ou videoaulas. Depositárias de saberes singulares, tais propostas didático-pedagógicas são catalogadas e analisadas na pesquisa no intuito de compreender um conjunto de conhecimentos relevantes ao ensino e à práxis do pandeiro brasileiro. Abstract: This research focuses on frame drums, more specifically, on the teaching of the Brazilian pandeiro. In dialog with historical and documentary research, as well as with works of music education, this study examines the different contexts and types of frame drums in various music and cultural traditions in Brazil and the world. Amidst the variety of frame drums present in Brazilian culture, this research analyzes the Brazilian pandeiro, highlighted alongside the professionalization of music in the early 20th Century. Known as the symbol of Brazilian music and percussion (Vidili, 2021), the pandeiro’s execution and aesthetics are being established by the praxis of "pandeiro de couro," "pandeiro de choro," "pandeiro de samba," "Brazilian style" (D'Anunciação, 1992), "modern" (Aguiar and Potts, 2020), and "grave" (Brandão, 2023). In addition to its prominent use in Brazilian popular music, from the 1990s onwards this instrument became integral to various musical spaces, including commercial and pop music, chamber music, and as a solo instrument accompanied by orchestral ensembles. Simultaneously, the increasing interest in the pandeiro is evidenced by a substantial body of scholarship, characterized by the publication of instructional materials, structured as didactic content, teaching methods, courses, and/or video lessons. In this research, such didactic-pedagogical approaches, being repositories of unique knowledge, are cataloged and analyzed to understand a set of relevant knowledge for teaching and practicing the Brazilian pandeiro.??
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