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    Hora-atividade : um estudo de caso em uma escola da Rede Municipal de Curitiba

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    IZABEL CRISTINA BARROS CARDOSO.pdf (749.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Cardoso, Izabel Cristina Barros
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : A partir da necessidade de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC foi contatada a Professora /Doutora Jussara Ma Tavares Puglielli Santos do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da UFPR, para verificar a possibilidade de orientação e indicação de temas. Dentre os tópicos mencionados, o Uso Pedagógico da Hora Atividade foi o tema escolhido para ser pesquisado, devido tanto à sua importância pedagógica para os professores e para o pedagogo, quanto à atualidade da temática, pois, muito recentemente foi ampliada a carga horária de 20% para 33%. Entende-se hora-atividade como um espaço/tempo reservado para estudos, planejamento, formação continuada, correções de trabalhos e avaliações dos alunos e demais atividades docentes. Trata-se de uma conquista histórica dos professores brasileiros, pois contribui para melhoria do trabalho pedagógico e para a qualidade de vida desses profissionais da educação. Entendendo a importância da hora-atividade para o desempenho do trabalho profissional dos professores, o objetivo desta pesquisa foi investigar as compreensões que professores, pedagogo e diretor escolar tem sobre a Hora-Atividade a partir de suas positividades e limites. A pesquisa centrou-se em um estudo de caso realizado em uma escola da rede municipal da cidade de Curitiba no estado do Paraná. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores, pedagogo e diretor escolar para compreensão do significado do termo Hora-Atividade ou Permanência (termo utilizado na Rede Municipal de Curitiba), das atividades realizadas, dos avanços e limites dessa conquista profissional. Os dados coletados foram analisados a partir da literatura consultada para compreender suas implicações no trabalho pedagógico realizado no ambiente escolar. Os resultados apontaram que os profissionais têm consciência da hora-atividade como uma conquista histórica para não sobrecarregá-los na realização de suas tarefas diárias. Reconhecem a importância da formação continuada em serviço, mas revelaram que o tempo não é suficiente para desenvolver todas as atividades necessárias e inerentes ao seu exercício profissional, sendo necessários momentos fora da escola.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89168
    Collections
    • Pedagogia [622]

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