dc.contributor.advisor | Mindal, Clara Brener, 1951- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Miranda, Gisele Cristina Marchesini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:24:56Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:24:56Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89056 | |
dc.description | Orientador: Profa. Clara Brener Mindal | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 59-60 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso com o tema "Reuniões de pais e mestres: um meio para a participação dos pais na escola", traz em seu conteúdo elementos presentes na literatura sobre a relação família e escola; a análise de um questionário feito com sete professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a diretora da escola e o relato da observação de uma reunião de pais que aconteceu com uma turma de 3o ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Curitiba. A partir dessas investigações buscou-se conhecer como os professores veem a presença dos pais na escola, como a escola convida os pais para irem às reuniões, como funcionam as reuniões e o que atrai os pais até elas, além de identificar algumas características da interação entre família e escola. Por encontrar pouca referência específica ao tema reunião de pais, tratou-se da interação escola família (investigações como as de Bhering, Chapadeiro e Lima e Polonia e Dessen e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996), que é um tema amplo e muito pesquisado e focalizou-se dentro da relação família escola o assunto sobre reuniões de pais e mestres na escola | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : The present Work of Conclusion of Course with the theme "Parent-Teacher Meetings: A Means for Parent Involvement in School", brings in its content elements present in the literature on family and school relationship; the analysis of a questionnaire applicated to seven teachers and school’s principal at initial years of elementary school, and the report of the observation of a parents' meeting that happened to a class of 3rd year of elementary school in a municipal school in Curitiba. From these investigations, we knew how the teachers understand the presence of the parents in the school, how the school invites the parents to go to the meetings, how the meetings works and what attracts the parents to the school, besides identifying some characteristics of the interaction between family and school. By finding little specific reference to the theme parent meeting, it was the family school interaction (Author investigations like Bhering, Chapadeiro & Lima and Polonia & Dessen and "Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996" : LDB policy of 1996), which is a broad and well researched topic and focused within the family-school relationship the subject about parent-teacher meetings at school. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Pais e filhos | pt_BR |
dc.subject | Reuniões | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Reuniões de pais e mestres : um meio para a participação dos pais na escola | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |