Certificação ambiental e o aspecto social : uma análise das produções bibliográficas publicadas a partir de 2012
Resumo
Resumo: A certificação ambiental é caracterizada como um "selo verde" cedido à empresas que atestam, após averiguação por equipe capacitada, que seu produto ou serviço não impacta ou causa impactos mínimos ao meio ambiente, articulando, portanto, suas ações no social,ambiental e econômico (o tripé da sustentabilidade). No ano de 2012 realizou-se a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, tendo por tema principal a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza. A escolha do tema da Conferência demonstra a intensificação do interesse na incorporação do social na pauta ambiental, o que pode servir como um estímulo da produção de estudos voltados para o social nas certificações ambientais. Com isso em mente, o presente trabalho teve por objetivo identificar as produções teóricas brasileiras indexadas no portal de periódicos da CAPES, publicadas a partir do ano de 2012, buscando entender de que forma a dimensão social tem se introduzido nas discussões que envolvem processos de certificação ambiental das empresas. Os artigos selecionados foram aqueles publicados em revistas classificadas como Qualis A. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza exploratória e descritiva. Foram encontrados 7 artigos que se encaixavam nos critérios elegidos para o estudo, e concluiu-se que há uma grande variedade de assuntos que podem abranger aspectos sociais ao pensar a certificação ambiental de empresas. O documento final da Rio+20 também pode ser considerado como um terreno fértil de assuntos possíveis na pauta de certificação ambiental e questões sociais. Contudo, também se notou que há uma escassez de artigos que se encaixassem nas especificações da pesquisa, representando talvez uma lacuna de estudos e de possível baixa atenção da comunidade científica ao tema. Também viu-se que usar da certificação ambiental para demonstrar preocupação e responsabilidade da empresa para com aspectos ambientais e sociais é uma alternativa que traz benefícios tanto para o mercado quanto para um futuro sustentável. Por fim, o presente trabalho abre caminhos para que pesquisadores da área possam pensar a certificação a partir de diferentes abordagens, em especial para a questão social.
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- MBA em gestão ambiental [364]