dc.contributor.advisor | Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Ferraz, Giovanna do Monte | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T17:25:02Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T17:25:02Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89019 | |
dc.description | Orientador: Prof. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 36-37 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho tem por objetivo analisar a importância da educação musical no desenvolvimento da criança e os desafios deste processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Fundamental. Compreende a música como parte das civilizações mais antigas sendo considerada na Grécia uma disciplina tão importante quanto Filosofia e Matemática. A música se manifesta em diversos ambientes como, por exemplo, igrejas, festas etc e está muito presente no ambiente escolar. A musicalização proporciona fácil aprendizagem e desenvolvimento da criança, promovendo a formação da personalidade bem como, estimula o conhecimento. Após a reforma da lei 5.692/71 que alterou a música na Educação Básica deixando de ser disciplina, foi introduzida na época, a disciplina de "Educação artística" na qual soma o ensino da música com artes visuais, teatro e dança. Após a Lei no 9.394/96 recolocou Arte enquanto disciplina, porém, sendo um profissional polivalente para ministrar as aulas. Em 2008, foi alterada a 9.394/96 para a Lei 11.769/08 destacando que música teria de ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo do currículo brasileiro e finalmente, em 2016, a Lei 13.278 traz a obrigatoriedade das quatro linguagens: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Percebe-se que o aluno quando convive com a música desde pequeno sente-se familiarizado, e desse modo já se inicia o trabalho de criatividade, raciocínio e outros estímulos que a música proporciona. É deste modo que a música, quando trabalhada em sala de aula como no Ensino Fundamental, é um meio facilitador de ensino- aprendizagem que estimula o aluno no aprender. Portanto, pode-se dizer que inserindo a música no ambiente escolar facilitará a aprendizagem do aluno. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental deve assegurar a musicalização no processo continuado de aprendizagem e desenvolvimento das crianças para que desse modo todo o processo seja prazeroso, estimulando a criatividade através do lúdico. Diante dessa compreensão, questiona-se por que a música não é utilizada com tanta frequência nas salas dos anos iniciais do fundamental? Por que o ensino somente é utilizado pelos professores de Arte? A realização dessa pesquisa se desenvolve por estudos de caso e multicasos, além de análises de autores que dissertam sobre essa temática | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.title | "Quando a escola perde o encanto" : considerações sobre o espaço da música na transição entre a educação infantil e o início do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |