Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorFerraz, Giovanna do Montept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:25:02Z
dc.date.available2024-08-08T17:25:02Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89019
dc.descriptionOrientador: Prof. Guilherme Gabriel Ballande Romanellipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 36-37pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem por objetivo analisar a importância da educação musical no desenvolvimento da criança e os desafios deste processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Fundamental. Compreende a música como parte das civilizações mais antigas sendo considerada na Grécia uma disciplina tão importante quanto Filosofia e Matemática. A música se manifesta em diversos ambientes como, por exemplo, igrejas, festas etc e está muito presente no ambiente escolar. A musicalização proporciona fácil aprendizagem e desenvolvimento da criança, promovendo a formação da personalidade bem como, estimula o conhecimento. Após a reforma da lei 5.692/71 que alterou a música na Educação Básica deixando de ser disciplina, foi introduzida na época, a disciplina de "Educação artística" na qual soma o ensino da música com artes visuais, teatro e dança. Após a Lei no 9.394/96 recolocou Arte enquanto disciplina, porém, sendo um profissional polivalente para ministrar as aulas. Em 2008, foi alterada a 9.394/96 para a Lei 11.769/08 destacando que música teria de ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo do currículo brasileiro e finalmente, em 2016, a Lei 13.278 traz a obrigatoriedade das quatro linguagens: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Percebe-se que o aluno quando convive com a música desde pequeno sente-se familiarizado, e desse modo já se inicia o trabalho de criatividade, raciocínio e outros estímulos que a música proporciona. É deste modo que a música, quando trabalhada em sala de aula como no Ensino Fundamental, é um meio facilitador de ensino- aprendizagem que estimula o aluno no aprender. Portanto, pode-se dizer que inserindo a música no ambiente escolar facilitará a aprendizagem do aluno. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental deve assegurar a musicalização no processo continuado de aprendizagem e desenvolvimento das crianças para que desse modo todo o processo seja prazeroso, estimulando a criatividade através do lúdico. Diante dessa compreensão, questiona-se por que a música não é utilizada com tanta frequência nas salas dos anos iniciais do fundamental? Por que o ensino somente é utilizado pelos professores de Arte? A realização dessa pesquisa se desenvolve por estudos de caso e multicasos, além de análises de autores que dissertam sobre essa temáticapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.title"Quando a escola perde o encanto" : considerações sobre o espaço da música na transição entre a educação infantil e o início do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples