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dc.contributor.advisorSigwalt, Carmen Sá Britopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorFarinhas, Giovanna Andrettapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T16:21:40Z
dc.date.available2024-08-08T16:21:40Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89018
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Carmen Sá Brito Sigwaltpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 93-101pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho monográfico discute o tema Alfabetização na Educação Infantil destacando as diferentes posições defendidas e os pressupostos que sustentam cada concepção ao longo de seu desenvolvimento, evidenciando posturas divergentes entre os teóricos da área. Tais como os teóricos Arce, Asbahr, Britto, Faria e Mello, Formosinho, Grossi, Kishimoto e Pinaza, Malaguzzi, Nogueira e Vieira, Prestes, Sigwalt, Smolka e Russo, os quais destacam as ideias de grandes nomes da área da educação e da psicologia como Vygotsky, Piaget, John Dewey, Froebel, Bakhtin, Maria Montessori, Dermeval Saviani, Magda Soares. Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. O trabalho também analisa a posição do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Infantil através de seus diferentes documentos orientadores e também a legislação nacional vigente sobre o tema da aquisição da língua escrita neste nível educacional. Além disso, apresenta uma análise de uma prática de apropriação da língua escrita numa turma de Educação Infantil da rede privada do município de Curitiba/PR, a qual comprovou a existência dos Métodos Tradicionais. O objetivo geral da pesquisa foi, portanto, analisar se o processo de alfabetização deve ou não ser desenvolvido na Educação Infantil. Concluímos que este processo pode e deve ser desenvolvido na EI, mas não como uma mera habilidade de mãos e dedos e sim como uma forma nova e complexa de linguagem que se iniciapt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper discusses the subject Literacy in Early Childhood Education emphasizing the different stances defended and the presuppositions that sustain each conception over their development process, evidencing divergent sustains between the area theorists. Such as the theorists Arce, Asbahr, Britto, Faria and Mello, Formosinho, Grossi, Kishimoto and Pinaza, Malaguzzi, Nogueira and Vieira, Prestes, Sigwalt, Smolka and Russo, who highlight the ideas of top names in education and psychology as Vygotsky, Piaget, John Dewey, Froebel, Bakhtin, Maria Montessori, Dermeval Saviani, Magda Soares. Emilia Ferreiro and Ana Teberosky. The paper also analyzes the position of the Ministry of Education and the Secretariat of Early Childhood Education through of its different guidance documents and also the current national legislation on the theme of acquisition of written language in this educational level. In addition, it presents an analysis of a practice of appropriation of written language in a kindergarten class of the private education systems of the city of Curitiba / PR, which proved the existence of Traditional Methods. The general objective of the research was, therefore, to analyze whether or not the literacy process should be developed in Early Childhood Education. We conclude that this process can and should be developed in EI, but not as a mere skill of hands and fingers, but as a new and complex form of language that begins.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAlfabetização - Experiênciaspt_BR
dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectMetodos de ensinopt_BR
dc.subjectEstudo de casospt_BR
dc.titleA educação infantil na prática educacional e a alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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