Gestão democrática na educação infantil : um estudo sobre a visão de uma comunidade acerca do papel da gestão de um Centro Municipal de Educação Infantil
Resumo
Resumo : O objetivo deste trabalho foi analisar como a comunidade escolar percebe o papel da gestão de um Centro Municipal de Educação Infantil localizado no município de Pinhais. Para tanto, discute-se o conceito de gestão democrática na Educação Infantil, identificando-se a percepção da comunidade a respeito da gestão da escola. A pesquisa é de caráter bibliográfico, documental e de campo, com abordagem qualitativa. Para tanto, foi analisado o Projeto Político Pedagógico da instituição e realizada coleta de dados junto às famílias de crianças. Foi entregue um questionário com perguntas abertas a 150 famílias de crianças, versando sobre o tema da pesquisa. Os autores que deram apoio teórico à discussão foram Lück (2011), Campos (2010), Kuhlmann (2010), Hengemuhle (2010) e Oliveira (1998), dentre outros. Os resultados da análise apontaram em relação à necessidade de a gestão melhorar em aspectos específicos como a segurança dos crianças da instituição, propondo-se uma integração entre comunidade e escola mais significativa e menos padronizada
Collections
- Pedagogia [622]