O conto perdido : estudo sobre o desenvolvimento de um serious game
Resumo
Resumo: Nos últimos anos, em decorrência dos avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), houve uma grande mudança no perfil das crianças e adolescentes, tanto aqui no Brasil quanto em outros países, dando origem a uma nova geração denominada de "Nativos Digitais". Desde então o mercado de jogos digitais tem ganhado espaço e se tornando cada vez mais comum, inclusive em ambientes educacionais, tais como escolas. Os Serious Games são jogos digitais pensados e desenvolvidos para fins educacionais independente do ambiente no qual estiver inserido, oferecendo estímulos diversos ao seu usuário. Neste contexto, o presente estudo pretende apresentar a gestores educacionais um processo de desenvolvimento de um Serious Game voltado para o ensino de Ciências Humanas para alunos do Ensino Fundamental II, visando contribuir com tais gestores na elaboração de novas estratégias que auxiliem e impactem de forma positiva no processo de ensino-aprendizado nas instituições de ensino (públicas ou privadas) que estes administram. Esse estudo também busca estimular a produção de jogos que sirvam como ferramenta educacional e deem suporte tecnológico a docentes em busca de estratégias mais dinâmicas para aplicação em sala de aula. Além da apresentação das etapas do processo de desenvolvimento de um Serious Game, o presente estudo apresenta a parte inicial de sua produção, denominada "Conceito do Jogo" Abstract: In recent years, as a result of advances in Information and Communication Technologies (ICTs), there has been a great change in the profile of children and adolescents, both here in Brazil and in other countries, giving rise to a new generation called "Digital Natives". Since then, the digital games market has been gaining space and becoming more and more common, including in educational environments such as schools. Serious Games are digital games designed and developed for educational purposes regardless of the environment in which it is inserted, offering different stimuli to its user. In this context, this study aims to present educational managers with a process of developing a Serious Game aimed at teaching Human Sciences to Elementary School II students, aiming to contribute with such managers in the development of new strategies that help and positively impact in the teaching-learning process in the educational institutions (public or private) that they administer. This study also seeks to encourage the production of games that serve as an educational tool and provide technological support to teachers in search of more dynamic strategies for application in the classroom. In addition to presenting the stages of the development process of a Serious Game, this study presents the initial part of its production, called "Game Concept"