Mostrar registro simples

dc.contributorMachado, Maria Eduarda dos Santospt_BR
dc.contributorBorba, Nathalia Freirept_BR
dc.contributor.advisorAlencastro, Lucia Helena, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação Bacharelado em Gestão e Empreendedorismopt_BR
dc.creatorRodrigues, Camila Freirept_BR
dc.date.accessioned2024-07-23T15:43:02Z
dc.date.available2024-07-23T15:43:02Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89000
dc.descriptionOrientadora: Lucia Helena Alencastropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Gestão e Empreendedorismo.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Sabe-se que cada vez mais mulheres estão se tornando donas de seus próprios negócios. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo principal conhecer a realidade enfrentada pelas empreendedoras na cidade de Matinhos, no estado do Paraná. O intuito foi compreender as dificuldades enfrentadas por essas mulheres e as motivações que as levaram a se inserir no empreendedorismo. A metodologia empregada foi quali-quantitativa, utilizando um questionário do tipo survey, aplicado a uma amostra de 30 mulheres que são proprietárias de negócios na região, em seguida o tratamento dos dados foi através de planilhas no Microsoft Excel. Após a análise dos dados coletados, constatou-se que a principal motivação para ingressar no empreendedorismo foi a necessidade e a busca por flexibilidade, especialmente considerando que muitas das entrevistadas são mães e necessitam conciliar as responsabilidades familiares com o trabalho. Além disso, foi identificado que as principais dificuldades enfrentadas pelas gestoras são referentes a obtenção de capital de giro, considerando as características sazonais da cidade e consequentemente a queda nas vendas fora da temporada.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: It is known that more and more women are becoming owners of their own businesses. In this context, the main objective of this study was to understand the reality faced by female entrepreneurs in the city of Matinhos, in the state of Paraná. The aim was to understand the difficulties faced by these women and the motivations that led them to enter entrepreneurship. The methodology used was qualitative and quantitative, using a survey-type questionnaire, applied to a sample of 30 women who own businesses in the region, then the data was processed using Microsoft Excel spreadsheets. After analyzing the data collected, it was found that the main motivation for entering entrepreneurship was the need and search for flexibility, especially considering that many of the interviewees are mothers and need to balance family responsibilities with work. Furthermore, it was identified that the main difficulties faced by managers are related to obtaining working capital, considering the seasonal characteristics of the city and consequently the drop in off-season sales.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo - Mulherespt_BR
dc.titleEmpreendedorismo feminino : realidade vivenciada pelas empreendedoras no município de Matinhos-PRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples