Empreendedorismo feminino : realidade vivenciada pelas empreendedoras no município de Matinhos-PR
Resumo
Resumo: Sabe-se que cada vez mais mulheres estão se tornando donas de seus próprios negócios. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo principal conhecer a realidade enfrentada pelas empreendedoras na cidade de Matinhos, no estado do Paraná. O intuito foi compreender as dificuldades enfrentadas por essas mulheres e as motivações que as levaram a se inserir no empreendedorismo. A metodologia empregada foi quali-quantitativa, utilizando um questionário do tipo survey, aplicado a uma amostra de 30 mulheres que são proprietárias de negócios na região, em seguida o tratamento dos dados foi através de planilhas no Microsoft Excel. Após a análise dos dados coletados, constatou-se que a principal motivação para ingressar no empreendedorismo foi a necessidade e a busca por flexibilidade, especialmente considerando que muitas das entrevistadas são mães e necessitam conciliar as responsabilidades familiares com o trabalho. Além disso, foi identificado que as principais dificuldades enfrentadas pelas gestoras são referentes a obtenção de capital de giro, considerando as características sazonais da cidade e consequentemente a queda nas vendas fora da temporada. Abstract: It is known that more and more women are becoming owners of their own businesses. In this context, the main objective of this study was to understand the reality faced by female entrepreneurs in the city of Matinhos, in the state of Paraná. The aim was to understand the difficulties faced by these women and the motivations that led them to enter entrepreneurship. The methodology used was qualitative and quantitative, using a survey-type questionnaire, applied to a sample of 30 women who own businesses in the region, then the data was processed using Microsoft Excel spreadsheets. After analyzing the data collected, it was found that the main motivation for entering entrepreneurship was the need and search for flexibility, especially considering that many of the interviewees are mothers and need to balance family responsibilities with work. Furthermore, it was identified that the main difficulties faced by managers are related to obtaining working capital, considering the seasonal characteristics of the city and consequently the drop in off-season sales.