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    Análise do comportamento da sociedade em relação ao mercado de etanol carburante no Brasil

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    R - E - CAROLINE VISONI MAGALHAES.pdf (1.443Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Magalhães, Caroline Visoni
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O processo de incentivo à produção de etanol no Brasil tem início no período colonial e faz parte do processo de desenvolvimento econômico do país até hoje. O etanol é parte importante para alcançar as metas de redução de Gases de Efeito Estufa (GEEs) assumidas no Acordo de Paris em 2015 para 2030. O objetivo deste trabalho está baseado na posição do Brasil como um dos maiores emissores de GEEs no mundo, ocupando o sexto lugar; baseia-se também na falta de conhecimento por parte da população em relação aos benefícios do etanol, em especial, sua adequação e sincronicidade para com as metas do Plano Nacional de Energia que prevê um aumento de 18% no uso de bioenergia na matriz energética brasileira. Este trabalho baseia-se também no perfil de consumidores de combustíveis para carros particulares delineado através da pesquisa realizada pela empresa MindMiners, cedida para este trabalho por uma das grandes distribuidoras de combustíveis no Brasil, que preferiu ficar no anonimato, mas incentivou a discussão e a necessidade de um estudo do perfil consumidor brasileiro e a divulgação dos benefícios do etanol. Os fatores avaliados na pesquisa foram, primeiramente, o mapeamento do nível de consumo consciente das gerações, sendo elas: geração Z (18 a 24 anos), geração Y ou Millenials (25 a 34 anos), geração X (35 a 49 anos) e, geração Baby Boomers (maiores de 50 anos). Depois desse mapeamento, realizou-se uma série de perguntas sobre a percepção de mercado e escolhas dessas gerações em relação ao abastecimento de seus carros, antes e depois de explicar os benefícios que o etanol possui em relação à gasolina. Como resultado da pesquisa, observou-se que o público mais consciente na hora de fazer a escolha são as gerações mais novas (Z e Y), além disso, os entrevistados afirmaram que após conhecerem mais sobre os benefícios, migrariam seu consumo de gasolina para etanol. Por isso, esse trabalho também traz, no decorrer de sua discussão, diversas reportagens que buscam informar o leitor sobre a realidade atual do mercado de combustíveis. A conclusão traz a importância da informação ao público consumidor e a relevância de políticas públicas robustas para promover empregos e ganho sustentável na matriz energética. Palavras-chave: Benefícios do Etanol, Acordo de Paris, GEEs, Consumo de Combustíveis
     
    Abstract: The process of inducing ethanol production in Brazil began in the colonial period and is part of the country's economic development process until today. Ethanol is important for the reduction of Greenhouse Gases (GHGs) assumed in the Paris Agreement in 2015 for 2030. The focus of this paper is based on Brazil's position as one of the largest GHGs emitters in the world, in the sixth place; also, in the lack of knowledge on part of the population about the benefits of ethanol, in particular its adequacy and synchronicity to the goals of the National Energy Plan, which foresees an increase of 18% the use of bioenergy in the Brazilian energy matrix. This study is based on the profile of fuel consumers for private cars designed for the research conducted by the company MindMiners, provided for this paper by one of the large fuel distributors in Brazil, who preferred to remain anonymous, but encouraged the discussion and the need for a study of the Brazilian consumer profile and the dissemination of the benefits of ethanol. The factors evaluated in the research were firstly the mapping of the level of conscious consumption of the generations, being generation Z (18 to 24 years old), Millenials (25 to 34 years old), X (35 to 49 years old) and Baby Boomers (over 50 years old). After this mapping, a series of questions were asked about the market perception and choices of these generations regarding the fueling of their cars before and after explaining the benefits that ethanol has over gasoline. As a result of the research, it was observed that the most conscious public when it comes to making the choice are the younger generations (Z and Y), in addition, the interviewees stated that after learning more about the benefits, they would migrate their consumption from gasoline to ethanol. For this reason, this paper also brings during its discussion several reports that seek to inform the reader about the current reality of the fuel market. The conclusion brings the importance of information to the consuming public and the relevance of robust public policies to promote jobs and sustainable gain in the energy matrix
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/88991
    Collections
    • MBA em Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveis [88]

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