A organização do espaço no planejamento do professor de educação infantil dos Centros Municipais de Educação (CMEIS) Curitiba
Resumo
Resumo : O presente trabalho discute acerca da importância do planejamento na Educação Infantil, assim como, entender a organização do espaço como elemento necessário na aprendizagem e desenvolvimento das crianças que frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Curitiba. Para melhor apresentar o tema e aprofundarmos os estudos sobre esse tema realizamos uma pesquisa de caráter qualitativa e quantitativa, mediante aplicação de questionário, com dois CMEIs da Cidade de Curitiba, cuja proposta foi perceber como os trabalhos nesses Centros de Educação são desenvolvidos, quais os elementos que os profissionais atuantes levam em consideração ao elaborar seus planejamentos e assim analisarmos essas respostas, através de documentos e autores que norteiam e embasam o trabalho com essa temática – planejamento de espaços e cantos na educação infantil – e desta forma, poder afirmar a importância de abranger e planejar a organização dos espaços dentro e fora de sala. Entende-se que as crianças necessitam de um ambiente seguro, acolhedor e instigante, que promova autonomia e aprendizados significativos Abstract : This dissertation is about the importance of planning at Pre-School education and the understanding of space organisation as a necessary component for learning and development of children at the Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) of Curitiba city. In order to deepen the discussion about this theme, we did both qualitative and quantitative researches by applying questionnaires to teachers of two CMEIs. The objective was to understand how the work at those Centers is developed and which elements are considered by the teachers during the planning phases. Then, we could analyse the responses together with documents and authors that lead this theme - space organisation at Pre-School education - in order to assess the importance of planning the space organisation inside and outside the classroom. It is understood that children need a safe, cosy and stimulating environment, promoting autonomy and significant learnings.
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- Pedagogia [622]