Sistemas integrados de tecnologia e gestão : uma ferramenta estratégica para as cooperativas de crédito
Visualizar/ Abrir
Data
2024Autor
Carminati, Gabriel Pedro Albiazzetti
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Aborda-se, neste trabalho, o processo de tomada de decisão e implementação de plataformas de Customer relationship Management (CRM) em uma cooperativa de crédito no Brasil. O objetivo é analisar os sistemas de relacionamento com cooperados do Sicoob e da Cooperativa Central Unicoob, visando planejar a migração para um único sistema. Para tal fim, utilizou-se um caso empírico em andamento entre 2023 e 2024 para as cooperativas participantes do sistema Sicoob Central Unicoob. A hipótese inicial parte do pressuposto de que a presença de ferramentas que disponibilizam informações mais próximas do tempo real e possuem integração direta com os principais sistemas da cooperativa apresentam vantagens e benefícios se comparada a plataformas que possuem defasagem neste quesito. Os resultados obtidos sustentam a hipótese inicial no processo observado. Por fim, apresentou-se um plano de ação para aplicação da nova ferramenta nas cooperativas singulares, pautado nas boas práticas do mercado, como alinhamento junto a toda rede, treinamentos e mecanismos de controle