Ferramentas de busca e marketing turístico : o destino turístico Paraná, no Google argentino
Resumo
Resumo : Diante da evolução das tecnologias da informação e comunicação, a internet tornouse uma importante ferramenta para obtenção de informações. Neste contexto, o turismo é uma atividade que se beneficia da disponibilização das informações para promover e atrair turistas, para um determinado destino. A partir da obtenção de dados em relação à demanda turística internacional do estado do Paraná, em que pesquisas mostram a Argentina como principal país de origem dos visitantes ao estado, surge a reflexão acerca da utilização de métodos modernos de gestão, para otimização da promoção turística, através do marketing digital. Um fator determinante para a escolha de um destino é o seu posicionamento no resultado de pesquisa. O google aparece como a ferramenta de busca online, indissociável à internet. A partir dos resultados da encontrabilidade e o posicionamento ranqueado da busca, inicia-se a reflexão quanto à aplicação e utilização da ferramenta Google, mais especificamente o Google.ar, quanto ao marketing turístico paranaense. Apesar da internet ser uma ferramenta importante na promoção turística, o Estado do Paraná não tem explorado adequadamente estratégias de marketing digital voltadas ao principal emissor de turistas internacionais, a Argentina, visto que quando realizada a busca dos termos "Paraná" e "Turismo", não aparece o site oficial do Estado do Paraná nas primeiras páginas de resultados, mostrando forte evidência que não há investimento na promoção turística do estado e ainda, que há necessidade de desenvolvimento de novas estratégias de marketing digital, levando em consideração a importância das ferramentas de busca para o turismo e para a promoção online do estado. Abstract: Facing the evolution of information and communication technologies, internet has become an important tool, when it comes about obtaining information. In this context, tourism is an activity that is highly benefited with the availability of information to promote and attract tourists to a destination. With data collection regarding international tourism demand in Paraná state, which shows Argentina as the country that most of the international visitors of Brazil come from, emerges a reflection on the use of modern management methods to optimize the tourism promotional digital marketing. A determining factor in choosing the tourist destination to work in this paper, was its position in the search result. Google appears as an indissoluble search engine from the internet. This paper becomes a reflection about the implementation and use of Google tool, in Google.ar perspective, from the results of ranked positioning. Although the internet is an important tool to promote tourism, Paraná state has not explored digital marketing strategies adequately, focused on the main issuer of international tourists, Argentina, as when performed the search of the terms "Paraná" and "Tourism" it doesn't show Paraná State official website on the front pages of results, showing strong evidence that there is no investment when it comes about tourist promotion of the state and that is necessary to develop new digital marketing strategies, regarding the importance of search engines for tourism and for the online promotion of the state.