Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNeves, Augusto José Waszczynskyj Antunes das, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Tecnólogo em Gestão de turismopt_BR
dc.creatorMachota, Vanessa Cristina Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-10T15:20:42Z
dc.date.available2024-07-10T15:20:42Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88799
dc.descriptionOrientador: Augusto José W. A. das Nevespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Tecnólogo em Gestão de Turismopt_BR
dc.description.abstractResumo: A importância das mídias sociais para seus usuários é cada vez maior. A possibilidade de comunicação no mundo virtual de forma livre e independente conquistou os internautas. A utilização dessas ferramentas para a manifestação de opiniões de consumo tem adquirido destaque entre os indivíduos e as organizações. Para as organizações, as ferramentas de mídias sociais, como o Facebook, têm adquirido grande importância na estratégia de relacionamento com os clientes. Em relação ao setor de turismo, os consumidores tendem a manifestar suas opiniões em relação à qualidade da experiência vivida, influenciando outros usuários. As empresas tendem a utilizar a ferramenta para divulgar seus produtos e serviços, concretizar negociações e para interagir com os usuários. O presente estudo tem por objetivo analisar como o setor de meios de hospedagem de Matinhos - PR utiliza o Facebook atualmente. Realizou-se um levantamento da literatura pertinente, com finalidade de caracterizar o setor de meios de hospedagem, as mídias sociais. Para identificar o setor hoteleiro de Matinhos, realizou-se um levantamento de dados no sitio TripAdvisor, onde foram localizados 14 meios de hospedagem cadastrados. Em uma segunda coleta de dados, realizada no Cadastur, com objetivo de focar a análise nos estabelecimentos cadastrados no Ministério do Turismo, identificaram-se 5 meios de hospedagem. A coleta de dados para análise de ações de marketing no Facebook foi realizada nos5 meios de hospedagem cadastrados no Ministério do Turismo. Constatou-se que 2 estabelecimentos não possuem página oficial na mídia social e que os outros 3 estabelecimentos podem aprimorar a utilização da ferramenta para o promover uma maior visibilidade de seus produtos, serviços e, principalmente, do seu entorno. Este trabalho pontuou como possibilidade de novos estudos: a expansão do objeto de estudo e a pesquisa do cadastro dos meios de hospedagem no Cadastur.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo - Religiãopt_BR
dc.subjectGestão de turismo - Litoral Paranaense (PR : Mesorregião)pt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.titleFacebook : rede social como ferramenta de marketing no setor hoteleiro de Matinhos-PRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples