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dc.contributor.advisorPassos, Fernando de Camargo, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambientalpt_BR
dc.creatorPereira, Thaísa Cordeiro Ruedapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-05T13:01:00Z
dc.date.available2024-07-05T13:01:00Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88772
dc.descriptionOrientador: Dr. Fernando de Camargo Passospt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Os atropelamentos hoje são grandes causadores de impactos na fauna silvestre. Causam maiores danos do que a caça, com números expressivos de animais mortos nas estradas brasileiras. Também ocasionam grandes prejuízos ecológicos, uma vez que a fauna nativa exerce uma fundamental função biológica e apresenta uma enorme importância para manter o equilíbrio ambiental, isto é, o ecossistema contém uma teia imensurável de relações. As estradas por sua vez também são importantes para o desenvolvimento socioeconômico, trazendo benefícios para a sociedade, pois apresenta a finalidade de transporte de cargas e para a locomoção de pessoas. Métodos para se manter um equilíbrio ambiental e econômico são cada vez mais imprescindíveis. A ecologia de estrada busca esse equilíbrio, por ter como objetivo estudar os efeitos que as estradas podem causar em comunidades de plantas, populações de animais e promover soluções para sanar ou reduzir esses efeitos, por meio de medidas mitigadoras. Assim, as passagens de fauna buscam oferecer um recurso onde os animais não se prejudiquem com os obstáculos criados no seu meio natural, e assim possibilitar que continuem realizando suas atividades, locomoção e hábitos. As construções dessas passagens de fauna permitem que isso ocorra, minimizando atropelamentos. O presente trabalho tem por objetivo, entender e conhecer através de uma revisão bibliográfica, quais métodos de passagem de fauna são utilizadospt_BR
dc.description.abstractAbstract: People being run over today are major causes of impacts on wild fauna. They cause greater damage than hunting, with significant numbers of dead animals on Brazilian roads. They also cause great ecological damage, since the native fauna plays a fundamental biological role and has an enormous importance in maintaining the environmental balance, that is, the ecosystem contains an immeasurable web of relationships. The roads, in turn, are also important for socioeconomic development, bringing benefits to society, as they are intended to transport cargo and move people. Methods to maintain an environmental and economic balance are increasingly essential. Road ecology seeks this balance, as it aims to study the effects that roads can have on plant communities, animal populations and promote solutions to remedy or reduce these effects, through mitigation measures. Thus, fauna passages seek to offer a resource where animals are not harmed by obstacles created in their natural environment, and thus enable them to continue carrying out their activities, mobility and habits. The construction of these fauna passages allows this to occur, minimizing roadkill. This work aims to understand and know, through a literature review, which methods of fauna passage are usedpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAnimais silvestres - Proteçãopt_BR
dc.subjectRodovias - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectProteção ambientalpt_BR
dc.titleAtropelamento de fauna em rodovias brasileiras e utilização de passagem de fauna como medidas mitigadoraspt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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