BEBÊ PARCEIRO : sistema para gerenciamento de projetos sociais
Data
2024Autor
Lins, Bruna da Silva
Alves, Daphne Spier Moreira
Zampa, Felipe Augusto Vieira
Paula, João Pedro Martins de
Fontana, Rafaela Mantovani, 1981-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
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Mostrar registro completoResumo
Resumo : OProjeto Bebê Parceiro, uma iniciativa social sediada em Maringá/PR, visa melhorar a qualidade de vida de mães em situação de vulnerabilidade social que enfrentam dificuldades para cuidar de seus bebês durante o primeiro ano de vida. Inicialmente, o projeto facilitava a doação de roupas e outros itens entre mães, mas ao longo do tempo, expandiu suas atividades para incluir apoio psicológico, orientação legal, acompanhamento de doulas e aconselhamento religioso. Atualmente, o projeto atende a mais de 100 mães e continua crescendo. No entanto, enfrenta desafios significativos na gestão das informações relacionadas às mães e suas necessidades. Essas informações estão atualmente registradas em uma planilha no Google Sheets, que se tornou desorganizada, complexa e difícil de gerenciar. A falta de restrições de acesso compromete a privacidade das informações, uma questão agora ainda mais crítica sob as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Para superar esses desafios, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema web responsivo que otimize a gestão das doações, trocas, atendimentos e registros, enquanto garante conformidade com a LGPD. Esta plataforma permite que mães em situações de vulnerabilidade se cadastrem para receber kits para recém-nascidos, facilita a solicitação de trocas de roupas e produtos para bebês, e permite a solicitação de atendimentos com profissionais voluntários. Além disso, viabiliza a avaliação, aprovação e agendamento de solicitações das mães beneficiadas, permitindo que a administradora gerencie permissões, gere relatórios e mantenha informações atualizadas sobre beneficiadas, profissionais e voluntárias de forma segura. A execução deste projeto foi dividida em duas fases: modelagem e desenvolvimento. Durante a modelagem, foram elaboradas as especificações dos requisitos na forma de histórias de usuário, além de protótipos de telas e diagramas de casos de uso, de classe e de sequência, para garantir que todas as necessidades fossem consideradas. A fase de desenvolvimento utilizou ferramentas como Angular para o front-end, Django para o back-end e PostgreSQL como sistema de gerenciamento de banco de dados, com a implantação do sistema usando containers gerenciados pelo Docker. Dessa forma, o sistema contribui com a segurança, privacidade e eficiência das operações do projeto, cumprindo seu propósito social e as exigências legais de proteção de dados. Abstract : The Baby Partner Project, a social initiative based in Maringá/PR, aims to improve the quality of life for mothers in socially vulnerable situations who struggle to care for their babies during the first year of life. Initially, the project facilitated the donation of clothes and other items among mothers, but over time, it expanded its activities to include psychological support, legal guidance, doula services, and religious counseling. Currently, the project serves over a 100 mothers and continues to grow. However, it faces significant challenges in managing information related to the mothers and their needs. This information is currently recorded in a Google Sheets spreadsheet, which has become disorganized, complex, and difficult to manage. The lack of access restrictions compromises the privacy of the information, a concern now even more critical under the guidelines of the General Data Protection Law (LGPD). To overcome these challenges, the goal of this work was to develop a responsive web system that optimizes the management of donations, exchanges, services, and records, while ensuring compliance with the LGPD. This platform allows mothers in vulnerable situations to register to receive newborn kits, facilitates the request for exchanges of clothes and baby products, and enables appointments with volunteer professionals. Moreover, it enables the evaluation, approval, and scheduling of requests from the beneficiary mothers, allowing the administrator to manage permissions, generate reports, and keep updated information about beneficiaries, professionals, and volunteers securely. The execution of this project was divided into two phases: modeling and development. During the modeling phase, user stories, screen prototypes, and use case, class, and sequence diagrams were prepared to ensure all needs were considered. The development phase utilized tools such as Angular for the front-end, Django for the back-end, and PostgreSQL as the database management system, with the system deployment in containers managed by Docker. Thus, the system contributes to the security, privacy, and efficiency of the project’s operations, fulfilling its social purpose and the legal requirements of data protection.