Influência do treinamento de força remoto no controle metabólico, aptidão física e qualidade de vida de crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1
Resumo
Resumo: O treinamento de força para crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é recomendado, porém o tema efeito do treinamento de força para esse público ainda é escasso na literatura. O objetivo da pesquisa foi verificar a influência do treinamento de força realizada de maneira remota e síncrona no controle metabólico, na aptidão física, competência motora e qualidade de vida em crianças e adolescentes com DM1. Amostra foi constituída de 29 crianças e adolescentes, distribuída em dois grupos: Grupo diabetes exercício (GDE, n=20), das quais 14 utilizavam o sistemade infusão contínua de insulina (SICI) e 6 múltiplas doses de insulina (MDI) e Grupo diabetes controle (GDC, n=9). Mensuraram-se variáveis de peso (kg), estatura (cm), massa muscular (MM), massa de gordura (MG), variáveis de aptidão física, força de preensão manual (FPM), força de uma repetição máxima flexão do cotovelo 1RM (FXC), abdução do ombro (AO), abdução do quadril lado direito (AQLD) e lado esquerdo (AQLE), aptidão cardiorrespiratória (APCR), resistência muscular localizada (RML), flexibiliade (FLEX), potência muscular por meio do teste Squat Jump (SJ), variáveis bioquímicas, Hemoglobina glicada (HbA1c), LDL colesterol (LDL-C), HDL colesterol (HDL-C), Colesterol total (CT), triglicerídeos (TG), teste de competência motora supine to stand (STS) e qualidade de vida por meio do questionário PedsQL. Os dados foram coletados no início e após 12 semanas de intervenção. As informações do consumo alimentar foram obtidas por meio de recordatório e a dose média de insulina por entrevista no início do estudo. Durante 12 semanas o GDE participou de treinamento de força (TF) remoto, em tempo real e em grupo, por meio de uma plataforma de videoconferência em comum e com interação entre aluno e professor (Google Meet). Cada sessão teve duração aproximada de 45 min constituída de: aquecimento, alongamentos iniciais, treino de força e volta à calma, três vezes por semana. Para a estatística utilizou-se a ANOVA fatorial mista de duas vias com medidas repetidas, ANCOVA para efeitos pós-intervenção. Correlação de Pearson foi usada para associações das variáveis. Hedge’s (g) para tamanho do efeito (ES) e Odds ratio foi utilizado para avaliar a razão de chances de ocorrência de hipoglicemias induzida pelos exercícios. Para todas as análises utilizou-se nível de significância de p<0,05. Não houve alteração significativa na HbA1c após intervenção. O GDE apresentou aumento na MM (p=0,007), no HDL-C (p=0,009), redução do TG (p=0,044), bem como melhoras na FPM (p=0,010), RML (p=0,018) e APCR (p=0,043) em relação aos valores iniciais. Para força de 1RM, o GDE teve melhores resultados para FXC (p=0,018), AO (p=0,006), e AQLD abdução (p=0,005),e AQLE (p=0,001) em relação ao início do treinamento. Na análise da qualidade de vida não foi possível detectar alterações nos índices pós-intervenção. Para as correlações das variáveis, o LDL-C apresentou correlação inversa e moderada com o NAF (r=-0,513, p=0,004). O CT também apresentou correlação inversa moderada com o NAF (r=-0,467, p=0,001). Na competência motora o GDE obteve melhor desempenho no tempo de execução comparado ao seu tempo inicial (p=0,001). No final de 533 sessões de treinamento, ocorreram apenas 11 casos de hipoglicemias, cuja comparação dos grupos por tratamento, os pacientes em MDI apresentaram risco 4,5 vezes maior de desencadear hipoglicemias induzida pelos exercícios. Porém, o grupo MDI teve melhoras na FPM, RML, potência muscular teste squat Jump (SJ), FLEX e APCR, melhora significativa em relação aos valores iniciais, sem diferença em relação ao SICI. O grupo SICI apresentou tendência de melhoras para essas variáveis, contudo não estatisticamente significativas. Concluímos que o TF remoto é uma atividade que pode ser incorporada na rotina de crianças e adolescentes com DM1 trazendo benefícios a saúde metabólica, física e na competência motora, sendo segura e com baixo risco de desencadear hipoglicemias. Abstract: Strength training for children and adolescents with type 1 diabetes mellitus (DM1) is recommended, however the topic of the effect of strength training for this population is still scarce in the literature. The objective of the research was to verify the influence of strength training carried out remotely and synchronously on metabolic control, physical fitness, motor competence and quality of life in children and adolescents with DM1. The sample consisted of 29 children and adolescents, divided into two groups: Exercise diabetes group (GDE, n=20), of which 14 used the continuous insulin infusion system (SICI) and 6 multiple doses of insulin (MDI) and Diabetes group control (GDC, n=9). Variables of weight (kg), height (cm), muscle mass (MM), fat mass (FM), physical fitness variables, handgrip strength (HGS), strength of one repetition maximum elbow flexion 1RM were measured. (FXC), shoulder abduction (AO), right side hip abduction (AQLD) and left side (AQLE), cardiorespiratory fitness (APCR), localized muscular resistance (RML), flexibility (FLEX), muscle power through the test Squat Jump (SJ), biochemical variables, Glycated Hemoglobin (HbA1c), LDL cholesterol (LDL-C), HDL cholesterol (HDL-C), Total cholesterol (TC), triglycerides (TG), supine to stand motor competence test ( STS) and quality of life using the PedsQL questionnaire. Data were collected at baseline and after 12 weeks of intervention. Information on food consumption was obtained through recalls and the average insulin dose through an interview at the beginning of the study. For 12 weeks, the GDE participated in remote strength training (TF), in real time and in groups, through a common videoconferencing platform with interaction between student and teacher (Google Meet). Each session lasted approximately 45 minutes, consisting of: warm-up, initial stretching, strength training and cool-down, three times a week. For statistics, two-way mixed factorial ANOVA with repeated measures was used, ANCOVA for post-intervention effects. Pearson correlation was used for variable associations. Hedge's (g) for effect size (ES) and Odds ratio were used to evaluate the odds ratio of exercise-induced hypoglycemia. For all analyses, a significance level of p<0.05 was used. There was no significant change in HbA1c after intervention. GDE showed an increase in MM (p=0.007), HDL-C (p=0.009), reduction in TG (p=0.044), as well as improvements in HGS (p=0.010), RML (p=0.018) and APCR (p=0.043) in relation to initial values. For 1RM strength, the GDE had better results for FXC (p=0.018), AO (p=0.006), and AQLD abduction (p=0.005), and AQLE (p=0.001) in relation to the beginning of training. In the analysis of quality of life, it was not possible to detect changes in post-intervention indices. For the correlations of the variables, LDL-C showed an inverse and moderate correlation with PAL (r=-0.513, p=0.004). CT also showed a moderate inverse correlation with PAL (r=-0.467, p=0.001). In motor competence, the GDE performed better in execution time compared to its initial time (p=0.001). At the end of 533 training sessions, there were only 11 cases of hypoglycemia, comparing groups by treatment, patients in MDI had a 4.5 times greater risk of triggering exercise-induced hypoglycemia. However, the MDI group had improvements in HGS, RML, muscle power squat jump test (SJ), FLEX and APCR, a significant improvement in relation to initial values, with no difference in relation to SICI. The SICI group showed a tendency for improvements in these variables, although not statistically significant. We conclude that remote PT is an activity that can be incorporated into the routine of children and adolescents with DM1, bringing benefits to metabolic, physical health and motor competence, being safe and with a low risk of triggering hypoglycemia.
Collections
- Teses [129]