• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Agrárias
    • MBA em gestão ambiental
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Agrárias
    • MBA em gestão ambiental
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Elaboração de sequências didáticas para educação ambiental : do conhecimento técnico científico ao didático formativo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ANDRESSA TURCATEL ALVES BOLIGIAN.pdf (4.242Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Boligian, Andressa Turcatel Alves
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Os estudos científicos na área ambiental geram conhecimentos que são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. Entre as formas de disponibilizar esses estudos para a comunidade, está o de prepará-los para serem ensinados no ambiente escolar, como conteúdo para a Educação Ambiental. Nesse sentido, o presente relatório técnico teve como objetivo apresentar uma série de sequências didáticas, baseadas nos dados e nas informações técnicas produzidas a partir da análise dos relatórios do "Diagnóstico Socioambiental Nascentes do Saí", desenvolvido no Distrito do Saí, no município de São Francisco do Sul (SC). Além da análise, a produção das sequências didáticas foi baseada em pesquisa teórica a respeito das áreas de Educação Ambiental, governança, patrimônio natural e educação científica no ensino formal. As sequências elaboradas foram divididas em três grandes temas geradores, que abarcam os dados dos relatórios relativos aos recursos hídricos, à biodiversidade local e às características socioculturais da localidade onde se desenvolveu o diagnóstico. Essas propostas de trabalho para o professor poderão ser incluídas no planejamento anual e trabalhadas em conjunto entre disciplinas. Concluiu-se que, a partir do estudo de relatórios científicos, foi possível propor conteúdos que contemplem a grade curricular escolar no Ensino Básico, de forma a preparar o conhecimento científico para que seja inteligível aos estudantes no ensino formal. Esses conteúdos deverão estimular o trabalho dos professores da rede municipal de ensino, tanto com a Educação Ambiental, quanto com o conhecimento mais específico sobre o lugar de vivência, permitindo que os estudantes, e a própria comunidade local, ajam sobre ele com maior propriedade
     
    Abstract: The scientific studies in the environmental field bring forth acquirements which are fundamental to society’s development. Among the ways of making these studies available to the community, there is the one to prepare them to be taught in the scholar environment, as content to the Environmental Education. In this regard, the present technical report has as purpose to present a series of didactic sequencies, based on the data and on the technical information produced from the analysis of the reports of the "Socioenvironmental Diagnosis Nascentes do Saí", developed in the District of Saí, in the city of São Francisco do Sul (SC). Besides the analysis, the production of the didactic sequencies was based on theoretical research regarding the Environmental Educational fields, governance, natural heritage, and scientific education in the formal teaching. The elaborated sequencies were divided in three big generating themes, which embrace the report’s data related to the hydric resources, the local biodiversity and the sociocultural features of the locality where the diagnostic survey was developed in. These work proposals for the teachers may be included in the annual planning and managed in group between subjects. It was concluded that, from the scientific report’s studies, it is possible to bring forward content that contemplates the curriculum framework in Basic Education, in order to prepare the scientific knowledge in a way that can be intelligible to the students in the formal teaching. These contents must stimulate the work of the municipal educational system’s teachers, both with the Environmental Education, and the specific knowledge about the living space, allowing that the students, and the local community, to act about it with more mastery
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/88505
    Collections
    • MBA em gestão ambiental [364]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV