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    Produtos da floresta e a promoção da sociobiodiversidade : a cadeia produtiva do mel dos povos indígenas do Xingu

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    R - E - ALESSANDRA STREMEL PESCE RIBEIRO.pdf (423.1Kb)
    Data
    2021
    Autor
    Ribeiro, Alessandra Stremel Pesce
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente artigo propõe discutir as implicações de projetos de sustentabilidade, com foco no desenvolvimento de cadeias produtivas de valor para a proteção da sociobiodiversidade em Terras Indígenas. Foram analisados dados sobre a produção e comercialização de mel de Apis melifora (abelhaeuropa) na Terra Indígena do Xingu (TIX). O produto, comercializado desde 2003 em São Paulo, possui certificação orgânica e ambiental, vinculadas a uma marca: O mel dos índios do Xingu. As certificações e a marca são estratégias que objetivam valorizar a identidade indígena e seus territórios tradicionais. O mapeamento sistemático de informações envolveu: a caracterização de diferentes stakeholders (indígenas, Associações, ONG, consumidores); e os elementos atribuem valoração diferenciada ao produto, em especial a certificação ambiental. As informações foram submetidas à análise da matriz SWOT, metodologia consagrada à avaliação de cenário que permitiu uma perspectiva ampliada dos impactos positivos e negativos desta iniciativa. Evidenciou-se evidenciou a relevância dessa iniciativa econômica para a TIX e para outras Terras Indígenas de Mato Grosso, para as quais os bons resultados obtidos com a comercialização do mel servem de modelo. A análise também apontou para os desafios envolvendo a produção em escala comercial, tais como: as questões de logística para o escoamento da produção; a necessidade de capacitação continuada dos apicultores e das associações; e a repartição dos benefícios
     
    Abstract: This article aims to discuss the implications of sustainability projects, focusing on the development of productive chains for the protection of sociobiodiversity in Indigenous lands. Data on the production and trade of honey from Apis Melifora (bee-Europe) in the Xingu Indigenous Land (TIX) were analyzed. Such product, commercialized since 2003 in São Paulo state, holds organic and environmental certification, linked to a brand known as "O mel dos índios do Xingu". Certifications and the brand are strategies that seek to enrich the indigenous identity and their traditional territories. The systematic information mapping involved: the characterization of different stakeholders (indigenous peoples, Associations, NGOs, consumers); and the referred features provide a unique value to the product, especially the environmental certification. The information were submitted to a SWOT matrix analysis, a methodology established for scenario assessment, allowing an ample perspective of the positive and adverse impacts of the initiative. The relevance of the economic initiative of honey commercialization for TIX and other Indigenous Lands of Mato Grosso was evidenced, for which the good results obtained. The analysis also pointed to the challenges involving production on a commercial scale, such as: logistical issues for the flow production; the need for continued training of beekeepers and associations; and the sharing of benefits
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/88390
    Collections
    • MBA em gestão ambiental [364]

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