Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSá, Ricardo Antunes de, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorRodrigues, Thamise Francielly de Moraespt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:32:51Z
dc.date.available2024-08-08T18:32:51Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88351
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 62-64pt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa buscou investigar como se desenvolve a atuação do pedagogo nas unidades de medidas socioeducativas. Para tanto, traçou-se como objetivos específicos: Realizar revisão de literatura referente ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo; Realizar revisão de literatura sobre o papel do pedagogo em unidades de atendimento socioeducativo; Realizar pesquisa de campo por meio de entrevista com pedagogos que atuam em unidades socioeducativas. O estudo se pautou por uma abordagem qualitativa de pesquisa em educação no qual foram utilizados os trabalhos de Duarte (2002), Thiollent (1986), Lüdke e André (1986), entre outros. O instrumento de coleta de dados foi: a entrevista semi-estruturada que teve a participação de três pedagogos com o intuito de caracterizar o papel do pedagogo nas unidades de medidas socioeducativas. Esta pesquisa buscou aporte teórico nos autores: Adorno (2014); Cruz (2011); Fonseca (2002); Ghiraldelli (1991); Gil (1999, 2008, 2009); Gohn (2006); Goldenberg (1997); Guedes (2014); Junior (2012); Libâneo (2001, 2007, 2011); Malvasi (2014); Maradino (2002); Monteiro (2014); Muribeca (2002); Nascimento (2014); Pietrobon (2006); Pimenta (1991, 1996, 2011); Pinto (2006); Sá (1997, 2013), Santos (2012); Saviani (2007); Silva (1999); Teixeira (2013). A partir da análise das respostas dos pedagogos pode-se observar que cada um deles trabalha de forma diferente, mas, com os mesmos objetivos: colocar em pratica o direito da criança e do adolescente (ECA) para que os mesmos possam ser inseridos novamente na sociedade e vida comunitáriapt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research sought to investigate how the performance of the pedagogue in the units of socioeducative measures is developed. For this purpose, the following specific objectives were outlined: To carry out a review of the literature on the National System of Socio-Educational Assistance; To carry out literature review on the role of the pedagogue in socio-educational units; Conduct field research through an interview with pedagogues who work in socio-educational units. The study was based on a qualitative approach to research in education in which the works of Duarte (2002), Thiollent (1986), Lüdke and André (1986), among others, were used. The data collection instrument was: the semi- structured interview that had the participation of three pedagogues with the intention of characterizing the role of the pedagogue in the units of socio- educational measures. This research sought theoretical contribution in the authors: Adorno (2014); Cross (2011); Fonseca (2002); Ghiraldelli (1991); Gil (1999, 2008, 2009); Gohn (2006); Goldenberg (1997); Guedes (2014); Junior (2012); Libâneo (2001, 2007, 2011); Malvasi (2014); Maradino (2002); Monteiro (2014); Muribeca (2002); Birth (2014); Pietrobon (2006); Pimenta (1991, 1996, 2011); Pinto (2006); Sá (1997, 2013), Santos (2012); Saviani (2007); Silva (1999); Teixeira (2013). From the analysis of the pedagogues' responses it can be observed that each of them works differently but, with the same objectives: to put into practice the right of the child and the adolescent (ECA) in order to re- educate the children and young people to that can be inserted again in society and community life.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectFundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescentept_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e o papel do pedagogopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples