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dc.contributorSebastião, Raphaela Benderpt_BR
dc.contributor.advisorSoek, Ana Maria, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorGozzo, Paula Alessandrapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T15:47:15Z
dc.date.available2024-08-08T15:47:15Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88307
dc.descriptionOrientador: Professora Mestre Ana Maria Soek.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 62-64pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar a comunicação entre família e escola via agenda escolar através da análise de conteúdo de três agendas escolares: uma de instituição pública, uma privada e uma filantrópica, com o objetivo de buscar comparações, semelhanças e diferenças entre elas. Para embasar e contextualizar a análise utilizou-se como suporte alguns autores como Barbosa (2010), Kuhlmann Jr. (200, 2015), Kilpp (2010), Oliveira (2010), Sambrano (2010), entre outros, para discorrermos sobre a história da creche e o assistencialismo no Brasil, o relacionamento entre a instituição de educação infantil e família, bem como a especificidade da Educação Infantil. Para análise das agendas foi utilizado como procedimento metodológico a análise de conteúdo conforme proposto por Bardin (1977). Após as análises percebeu-se que a agenda escolar pode ser uma ferramenta importante para o diálogo e comunicação entre escola e família, porém ela não é utilizada como forma de comunicação efetiva, principalmente pelos professores. Considera-se ainda que há uma necessidade de um espaço maior para discussão do tema na formação inicial e continuada dos professores que atuam na educação Infantil, visto ser essa a etapa que mais precisa dessa comunicação bilateral e efetiva entre a família escola e vice-versa, por ser destinada crianças que ainda não se comunicam verbalmente, e principalmente por ser na creche onde muitas famílias estão passando pela experiência parental pela primeira vez e as crianças ainda não são capazes de se expressar através da fala, cabe às professoras e professores e instituição em geral começar uma relação de diálogopt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present final paper had as objective analyzing the communication between family and school through the agenda by content analysis of three agendas: one of a public school, a private school and philanthropic institution in order to seek comparisons, similarities and differences between them. To support and contextualize our analysis, we use as support some authors such as Barbosa (2010), Kuhlmann Jr. (200, 2015), Kilpp (2010), Oliveira (2010), Sambrano (2010), among others to discuss the history of kindergarten and assistance in Brazil, the relationship between child education and the family, as well as the specificity of Child Education. For analysis of the agendas, the content analysis as proposed by Bardin (1977) was used as methodological procedure. After the analysis it was noticed that the school agenda can be an important tool for dialogue and communication between school and family, but it is not used as a form of effective communication, mainly by teachers. It is also considered that there is a need for a greater space for discussion of the subject in the initial and continuing formation of teachers who work in Early Childhood Education, since this is the stage that most needs this bilateral and effective communication between the school and families, because it is intended for children who do not yet communicate verbally and mainly because it is in daycare where many families are experiencing parental experience for the first time and children are still unable to express themselves through speech, it is up to the teachers and teachers and institution in general to start a dialogue relationshippt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectCalendario escolarpt_BR
dc.subjectPais e filhospt_BR
dc.subjectEducação infantil - Aspectos psicológicospt_BR
dc.titleA comunicação entre família e escola via agenda escolar na educação infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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