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dc.contributor.advisorFranklin, Karen, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSchuartz, Paulapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T16:26:14Z
dc.date.available2024-08-08T16:26:14Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88305
dc.descriptionOrientador: Profa Dra Karen Franklin da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 38-39pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho discute a questão da formação moral no texto Emílio de Rousseau. Pretende estabelecer as relações filosóficas e pedagógicas que constituem o desenvolvimento da moralidade na educação de uma criança desde seu nascimento até a fase adulta. Para isso, foram considerados os principais conceitos presentes na obra, como o homem natural; corrupção humana no meio social; autonomia; cidadania; entre outros, bem como os fundamentos e instrumentos educativos propostos por Rousseau para conservar o indivíduo em pleno estado de bondade e liberdade. Emílio, o aluno imaginário e educado por Jean-Jacques ao receber a chamada ‘educação da natureza’ se torna um indivíduo formado pela ação da sensibilidade, não é forçado a nada, sua autonomia e liberdade são desenvolvidas conforme as escolhas que faz. A moral da criança se desenvolve à medida do fortalecimento do corpo. Ao chegar na juventude, Emílio se preparar para ser homem e, em seguida, um cidadão moralmente ético. O fundamento de ação é o da natureza que o guiou durante o processo educativo. Para levar a termo a proposta apresentam no primeiro capítulo discussões sobre o projeto moral Rousseau, elucidando as justificativas de seu projeto educativo, bem como as bases da educação natural como o fundamento da moral. No segundo capítulo apresentam discussões sobre os cuidados necessários para com a criança, a constituição de seu ser moral e a força da natureza como princípio moral. E por fim, no terceiro capítulo a discussão sobre a moral cidadã compreendida na tensão entre o ser homem e o ser cidadão.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação moralpt_BR
dc.subjectRousseau, Jean Jacques, 1712 1778pt_BR
dc.subjectCrianças - Formaçãopt_BR
dc.titleO Emílio de Rousseau : o processo de uma educação moralpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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