dc.contributor.advisor | Franklin, Karen, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Schuartz, Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T16:26:14Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T16:26:14Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/88305 | |
dc.description | Orientador: Profa Dra Karen Franklin da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 38-39 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho discute a questão da formação moral no texto Emílio de Rousseau. Pretende estabelecer as relações filosóficas e pedagógicas que constituem o desenvolvimento da moralidade na educação de uma criança desde seu nascimento até a fase adulta. Para isso, foram considerados os principais conceitos presentes na obra, como o homem natural; corrupção humana no meio social; autonomia; cidadania; entre outros, bem como os fundamentos e instrumentos educativos propostos por Rousseau para conservar o indivíduo em pleno estado de bondade e liberdade. Emílio, o aluno imaginário e educado por Jean-Jacques ao receber a chamada ‘educação da natureza’ se torna um indivíduo formado pela ação da sensibilidade, não é forçado a nada, sua autonomia e liberdade são desenvolvidas conforme as escolhas que faz. A moral da criança se desenvolve à medida do fortalecimento do corpo. Ao chegar na juventude, Emílio se preparar para ser homem e, em seguida, um cidadão moralmente ético. O fundamento de ação é o da natureza que o guiou durante o processo educativo. Para levar a termo a proposta apresentam no primeiro capítulo discussões sobre o projeto moral Rousseau, elucidando as justificativas de seu projeto educativo, bem como as bases da educação natural como o fundamento da moral. No segundo capítulo apresentam discussões sobre os cuidados necessários para com a criança, a constituição de seu ser moral e a força da natureza como princípio moral. E por fim, no terceiro capítulo a discussão sobre a moral cidadã compreendida na tensão entre o ser homem e o ser cidadão. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação moral | pt_BR |
dc.subject | Rousseau, Jean Jacques, 1712 1778 | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Formação | pt_BR |
dc.title | O Emílio de Rousseau : o processo de uma educação moral | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |