dc.contributor.advisor | Haydu, Veronica Bender | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.creator | Gusmão, Luciana Aparecida Zanella | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-27T20:16:37Z | |
dc.date.available | 2024-05-27T20:16:37Z | |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/88297 | |
dc.description | Orientadora: Veronica Bender Haydu | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A comunidade científica tem produzido conhecimentos sobre o procedimento de emparelhamento de acordo com o modelo, sobre a formação de classes de estímulos equivalentes e sobre os recursos de informática, os quais têm sido apontados como propostas metodológicas eficazes para o ensino de habilidades educacionais básicas como a de leitura e escrita. Assim, há a necessidade de capacitar professores do Ensino Fundamental para que utilizem tais propostas em suas atividades. O estudo visou capacitar professores da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental quanto às bases teóricas do paradigma de equivalência de estímulos, a elaborar programas de atividades a serem desenvolvidos com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem de leitura e/ou escrita e a programarem tarefas de ensino utilizando o software Mestre®. Foi realizado um curso, com carga horária de 24 horas/aula, desenvolvido ao longo de oito encontros no Centro Universitário Filadélfia em Londrina. Quinze professoras, graduadas em Pedagogia e com habilitação em Educação Infantil, iniciaram o curso e treze o concluíram. Os resultados obtidos sugerem que as professoras cometeram menos erros ao programarem as atividades utilizando o software Mestre® do que ao elaborarem o programa de ensino por escrito. De forma geral, mais de 50% delas elaboraram adequadamente o programa de ensino para um aluno com dificuldades de aprendizagem de leitura e/ou escrita e aprenderam a utilizar o software Mestre®, para programar atividades de ensino. Os resultados permitem concluir que o programa de capacitação habilitou professoras a utilizar os princípios de formação de classes de estímulos equivalentes e o software Mestre® programar atividades de ensino de leitura e escrita. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The scientific community has produced knowledge on the matching to sample procedure on the formation of species of equivalent stimulus and on information technology resources, which have been pointed as efficient methodological proposals to the teaching of basic educational abilities such as reading and writing. Thus, one needs to enable elementary school teachers to use such proposals in their activities. The study aimed to enabling elementary school teachers from first to fourth grades on theoretical grounds of the stimulus equivalence paradigm in order to elaborate activities programs to be developed with students who show difficulties to learn to read and/or to write and to program teaching tasks using Mestre software. A twenty-four hours course took place, which was carried out along eight meetings at Centro Universitário Filadélfia in Londrina. Fifteen teachers graduated on Pedagogy and whith capacitation on child education began the course and thirteen finished it. The result suggest that over 50% of teachers adequately elaborated the teaching program for a student with learning difficulties of reading and/or writing and also learned to use Mestre software to program teaching activities and it allows to come to the conclusion that the qualification program enabled the teachers to use the principles of equivalent stimulus and Mestre software for program writing and reading teaching activities. | pt_BR |
dc.format.extent | 67f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem lenta | pt_BR |
dc.subject | Estimulos sensoriais | pt_BR |
dc.subject | Leitura (Ensino de primeiro grau) | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.title | A equivalência de estímulos aplicada ao ensino de leitura : um programa de capacitação de professores do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |