dc.contributor.advisor | Knoblauch, Adriane, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Socoloski, Luci Eriéte Barbosa dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T16:14:33Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T16:14:33Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/88153 | |
dc.description | Orientador: Professora Adriane Knoblauch | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 52-53 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : As dificuldades de aprendizagem da língua portuguesa em alunos do sexto ano do ensino fundamental II constituem um dos graves problemas que enfrentam os alunos das escolas brasileiras, configurando como fonte de reflexão para educadores, pesquisadores em educação e toda a sociedade. Enquanto a LDB art. 32, inciso I assegura "a formação do cidadão mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura e da escrita e do cálculo", a realidade educacional aponta crianças e jovens que, por motivos intrínsecos ou extrínsecos à escola, enfrentam dificuldades em ler e escrever, o que na maioria das vezes implica em experiências escolares fracassadas. O enfoque desta produção acadêmica está na composição de elementos que permeiam essa dificuldade de aprendizagem da escrita e leitura, buscando através da pesquisa de campo identificar os critérios e estratégias metodológicas, estabelecendo um diálogo teórico do processo de leitura e escrita em alunos do sexto ano. O campo escolhido para a pesquisa foi uma escola estadual da cidade de Curitiba. Os resultados dessa pesquisa indicam que: a maior dificuldade dos alunos é na escrita, que a afetividade na relação aluno professor, a transição de ciclos e a relação familiar são elementos que também permeiam a aprendizagem do aluno do sexto ano na língua portuguesa | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : The difficulties of learning the Portuguese language in students of the sixth year of elementary school are one of the serious problems faced by students in Brazilian schools, forming a source of reflection for educators, education researchers and the whole society. While the LDB art. 32, item I ensures "the formation of the citizen by developing the capacity to learn, having as basic means the full domain of reading and writing and calculation", the educational reality points to children and young people who, for reasons intrinsic or extrinsic to the School, they face difficulties in reading and writing, which most often implies failed school experiences. The focus of this academic production is on the composition of elements that permeate this difficulty of learning to write and reading, searching through the field research to identify the criteria and methodological strategies, establishing a theoretical dialogue of the process of reading and writing in students of the sixth year. The field chosen for the survey was a state school in the city of Curitiba. The results of this research indicate that: the greater difficulty of the students and in the writing, that the affectivity in the teacher student relationship, the transition of cycles and the family relationship are elements that also permeate the learning of the sixth year student in the portuguese language. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Conhecimentos e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Crianças de aprendizagem lenta | pt_BR |
dc.title | Dificuldades na aprendizagem da escrita e leitura da lingua portuguesa em alunos do 6 ano : identificação e estratégias metodológicas | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |