Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHegeto, Léia de Cássia Fernandes, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorAssis, Luana Siqueira dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:49:43Z
dc.date.available2024-08-08T17:49:43Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88152
dc.descriptionOrientador: Profa Dra Léia de Cássia Fernandes Hegetopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 57-58pt_BR
dc.description.abstractResumo : A pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre as formas de organização dos cantos de atividades diversificadas em (2) dois CMEIS e 2 (duas) Escolas Municipais de Curitiba. Para tanto, foram realizadas análises dos cantos de atividades diversificadas e das diferentes abordagens pedagógicas presentes nesses espaços. Pretendeu-se na pesquisa, compreender quais os critérios de organização e formas de utilização dos cantos de atividades diversificadas nessas 4 (quatro) escolas pesquisadas. Como metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O primeiro capítulo trata sobre o conceito de Educação Infantil e Infância e está respaldado em autores que pesquisam sobre a infância, e o espaço na Educação Infantil. No segundo capítulo buscou-se refletir sobre as formas de organização dos cantos de atividades diversificadas, tendo como base os documentos da Prefeitura de Curitiba, que são norteadores de qualidade e desenvolvimento desses cantos. Na pesquisa também são citados os cantos mais utilizados nas escolas pesquisadas e suas características, assim como, são citados os autores que fundamentam a defesa e utilização dos cantos de atividades diversificadas em sala de aula. No último capítulo apresentam-se os resultados da pesquisa de campo que se realizou nas escolas municipais e CMEIS de Curitiba. Foram realizadas observações de aulas para verificar as formas de organização e uso dos cantos e entrevista semiestruturada com professoras com o objetivo de verificar o uso e o sentido atribuído aos cantos de atividades diversificadas nas instituições pesquisadaspt_BR
dc.description.abstractAbstract : The research has as general objective to reflect on the forms of organization of the diversified activity corners in (2) two CMEIS and two (2) Municipal Schools of Curitiba. For that, analyzes of the diversified activity corners and the different pedagogical approaches present in these spaces were carried out. The aim of the research was to understand the organizational criteria and ways of using the various diversified activity corners in these four schools. As a methodology, the research opted for bibliographic research and field research. The first chapter deals with the concept of Early Childhood Education and is supported by authors who research on childhood, and space in Early Childhood Education. In the second chapter, it was sought to reflect on the organization of the diversified activity corners, based on the documents of the City Hall of Curitiba, which are guiding the quality and development of these activity corners. The research also mentioned the most used activity corners in the schools studied and their characteristics, as well as, the authors who base the defense and use of the diversified activity corners in the classroom are mentioned. In the last chapter are presented the results of the field research that was carried out in the municipal schools and CMEIS of Curitiba. Classroom observations were carried out to verify the organization and use of activity corners and semi-structured interview with teachers with the purpose of verifying the use and the meaning attributed to the diversified activity corners in the researched institutions.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEstudo de casospt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.titleA organização dos espaços na educação infantil : os cantos de atividades diversificas em CMEIS e escolas municipais de Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples