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dc.contributor.advisorSouza, Rubem Cesar Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveispt_BR
dc.creatorRazotto, Pedrina Pollipt_BR
dc.date.accessioned2024-05-14T21:04:17Z
dc.date.available2024-05-14T21:04:17Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88007
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rubem Cesar Rodrigues Souzapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveispt_BR
dc.description.abstractResumo: A geração distribuída (GD) é uma tendência crescente que se refere à geração de energia elétrica por pequenos e médios produtores próximo à carga, tornando-os uma geração de prossumidores. O mundo já conta com países que investem em políticas de incentivos bem estabelecidas, como os Estados Unidos, Austrália e Alemanha, no Brasil a GD vem crescendo de forma significativa, após a publicação da REN 482/2012, e atualmente tem sido impulsionada pelo marco legal instituído pela Lei 14.300/22 que entrou em vigor em janeiro de 2023. A evolução do mercado foi lenta no início, mas se tornou significativa devido à redução de custos, disseminação de informações sobre o tema e várias ações de marketing, e atualmente, há pelo menos 1,7 milhão de micro e minigeradores registrados na ANEEL, sendo a maior parte usinas fotovoltaicas. Em que pese a tendência de crescimento desse mercado, já que os consumidores buscam reduzir seus custos com energia, há desafios diversos para ampliar o acesso a essa solução, seja de natureza técnica, tecnológica ou financeira. Assim, entende-se ser necessário identificar estratégias de mercado que apontem caminhos para a superação destes obstáculos. Para isso, foram realizadas pesquisas e análise de dados em uma empresa de energia solar no centro-oeste brasileiro, de modo a compreender as razões para potenciais clientes não efetivarem negócios. Considerando que a problemática financeira ficou bastante evidenciada, foram elencadas algumas soluções adotadas no cenário internacional que podem contribuir para maior efetivação de negócios no contexto brasileiropt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGeraçao de energia fotovoltaicapt_BR
dc.subjectAdministração de créditopt_BR
dc.titleEstratégias de mercado para sistemas fotovoltaicospt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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