Mapeamento das pesquisas sul brasileiras sobre a formação matemática do pedagogo e pedagoga entre os anos de 2013-2016
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Silva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente trabalho possui como objetivo levantar o que as pesquisas stricto sensu Sul brasileiras consideram como passível de investigação, com relação a problemática "Formação inicial dos cursos de Pedagogia/ compreensão e execução da matemática em sala de aula". Para tanto, se fez necessário escolher como metodologia a "revisão bibliográfica". Sendo assim, foi realizada uma consulta no Portal da Capes utilizando os seguintes descritores: "Pedagogia e matemática"; "Matemática Anos Iniciais"; "Formação de Professores Anos Iniciais"; "Matemática nos Anos Iniciais", levando em consideração os anos de 2013, 2014, 2015 e 2016. Foi levantado um total de 149 pesquisas, sendo selecionados 33 da Região Sul. Para melhor entender o que essas pesquisas desdobravam acerca da formação matemática, foi utilizado como norteador desse trabalho o Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 – 2012, que apresenta investigações aprofundadas de pilares investigativos como: Formação Inicial; Formação Continuada; Formação Inicial e Continuada e Outros Contextos. Tendo como base essa estruturação analítica da pesquisa acadêmica brasileira sobre a Formação Matemática, foi realizada uma leitura flutuante em cada trabalho para composição de fichamentos, chegando a conclusão da existência de dois blocos investigativos Sul regionais que compõem a Formação Inicial matemática dos pedagogos e pedagogas: Movimento de Mudança e Constatação para Reflexão. Abstract : The aim of this study is to investigate what the South Brazilian stricto sensu research considers to be the subject of research, in relation to the problematic "Initial formation of the courses of Pedagogy / understanding and execution of mathematics in the classroom". Therefore, it was necessary to choose as methodology the "bibliographic review". Therefore, a query was made in the Capes Portal using the following descriptors: "Pedagogy and mathematics"; "Early Years Mathematics"; "Early Years Teacher Training"; "Mathematics in the Beginning Years", taking into account the years 2013, 2014, 2015 and 2016. A total of 149 researches were collected, with 33 being selected from the Southern Region. To better understand what these researches the mapping of the Brazilian academic research on the teacher who teaches mathematics: period 2001 - 2012, which presents in - depth investigations of investigative pillars such as: Initial Formation; Continuing Education; Initial and Continuing Education and Other Contexts. Based on this analytical structure of the Brazilian academic research on Mathematical Formation, a floating reading was carried out in each paper to compose records, arriving at the conclusion of the existence of two South regional investigative blocks that make up the Initial Mathematical Formation of pedagogues and pedagogues: Movement of Change and Consciousness for Reflection.
Collections
- Pedagogia [622]