Mostrar registro simples

dc.contributorMarostica, Stephany Breropt_BR
dc.contributor.advisorChaves Junior, Sérgio Roberto, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorAlmeida, Lariane Brero dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T16:27:35Z
dc.date.available2024-08-08T16:27:35Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87980
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sergio Roberto Chaves Juniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 54-57pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho teve com objetivo de tentar compreender como tem acontecido o assessoramento pedagógico aos professores da disciplina de Educação Física, em uma escola da Rede Municipal de Curitiba, tendo em vista que os professores desta disciplina são os únicos com uma formação específica atuando nesta escola, e possuem uma formação diferente da pedagoga e demais professores generalistas. Foi realizado um estudo bibliográfico para tentar esclarecer o papel da escola na sociedade atual e também as funções atribuídas à pedagoga, e a importância da Educação Física no ambiente escolar. A partir da realização da leitura de alguns autores e de observações e entrevistas semiestruturadas no campo de pesquisa identificou-se que apesar de alguns desafios neste processo, a articulação que ocorre entre a pedagoga e os professores de Educação Física auxilia no processo de ensino- aprendizagem. A partir disso tomando como base os referenciais teóricos e os dados coletados durante o período de observação, conclui-se que nem sempre as teorias coincidem com a realidade no âmbito escolar, porem os indivíduos envolvidos refletem e buscam melhorar suas práticas diárias, favorecendo as relações dentro da escola contribuindo para a qualidade da educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The objective of this project was to try to understand how has been the pedagogical advisory to the teachers of Physical Education discipline in a public primary school system in Curitiba. Considering that the teachers of this discipline are the only ones which have a specific area at school and they also have a different education from the pedagogue and other teachers. A bibliographic study was carried out to try to clarify the role of the school in today's society, the functions attributed to the pedagogue and the importance of Physical Education in the school environment. From some authors notes, from semi-structured observations and interviews in the research field, it was identified that despite some challenges in this process, the articulation that occurs between the pedagogue and the Physical Education teachers helps in the teaching- learning process. Based on the theoretical references and data collected during the observation period, it is concluded that theories do not always match with reality in the school context, but the individuals involved show and seek to improve their daily practices, improving relations within the school contributing to the quality of education.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores de educação fisicapt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEscolas municipais - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.titleEntre o saber e o realizar : relações e articulações entre professores de educação física e pedagogo nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola do munípio de Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples