dc.contributor | Marostica, Stephany Brero | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Chaves Junior, Sérgio Roberto, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Almeida, Lariane Brero de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T16:27:35Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T16:27:35Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/87980 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Sergio Roberto Chaves Junior | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 54-57 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho teve com objetivo de tentar compreender como tem acontecido o assessoramento pedagógico aos professores da disciplina de Educação Física, em uma escola da Rede Municipal de Curitiba, tendo em vista que os professores desta disciplina são os únicos com uma formação específica atuando nesta escola, e possuem uma formação diferente da pedagoga e demais professores generalistas. Foi realizado um estudo bibliográfico para tentar esclarecer o papel da escola na sociedade atual e também as funções atribuídas à pedagoga, e a importância da Educação Física no ambiente escolar. A partir da realização da leitura de alguns autores e de observações e entrevistas semiestruturadas no campo de pesquisa identificou-se que apesar de alguns desafios neste processo, a articulação que ocorre entre a pedagoga e os professores de Educação Física auxilia no processo de ensino- aprendizagem. A partir disso tomando como base os referenciais teóricos e os dados coletados durante o período de observação, conclui-se que nem sempre as teorias coincidem com a realidade no âmbito escolar, porem os indivíduos envolvidos refletem e buscam melhorar suas práticas diárias, favorecendo as relações dentro da escola contribuindo para a qualidade da educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : The objective of this project was to try to understand how has been the pedagogical advisory to the teachers of Physical Education discipline in a public primary school system in Curitiba. Considering that the teachers of this discipline are the only ones which have a specific area at school and they also have a different education from the pedagogue and other teachers. A bibliographic study was carried out to try to clarify the role of the school in today's society, the functions attributed to the pedagogue and the importance of Physical Education in the school environment. From some authors notes, from semi-structured observations and interviews in the research field, it was identified that despite some challenges in this process, the articulation that occurs between the pedagogue and the Physical Education teachers helps in the teaching- learning process. Based on the theoretical references and data collected during the observation period, it is concluded that theories do not always match with reality in the school context, but the individuals involved show and seek to improve their daily practices, improving relations within the school contributing to the quality of education. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores de educação fisica | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject | Escolas municipais - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.title | Entre o saber e o realizar : relações e articulações entre professores de educação física e pedagogo nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola do munípio de Curitiba | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |