Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOmori, Júlio Shigeakipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveispt_BR
dc.creatorMiguel, Ademilson Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-10T18:04:36Z
dc.date.available2024-05-10T18:04:36Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87925
dc.descriptionOrientador: Prof. Júlio Shigeaki Omoript_BR
dc.descriptionArtigo (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveispt_BR
dc.description.abstractResumo: Com o passar dos anos, o mercado brasileiro de energia elétrica vem se tornando cada vez mais maduro e dinâmico, a partir das regulamentações da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). A necessidade de estímulo ao mercado varejista de energia elétrica traz consigo o aprimoramento, a melhora e uma maior eficiência energética ao setor elétrico nacional, assim como a elevação da competitividade no segmento. A comercialização nos moldes do varejo atua realizando a conexão entre geradores e consumidores, enquanto a abertura do mercado permite que grandes consumidores escolham entre diversos geradores de energia, facilitando a busca por preços mais competitivos e, também, aumentando o acesso às fontes renováveis. Nesse cenário, a comercialização de energia no varejo tende a se tornar uma prática viável, oferecendo mais respaldo aos consumidores sem expertise quanto às regras de comercialização no ACL (Ambiente de Contratação Livre). Paralelamente, é preciso ressaltar os riscos aos quais está sujeito o comercializador varejista. Diante disto, os objetivos deste trabalho são, descrever as características deste agente e avaliar seus impactos no mercado de energia elétrica nacional, apresentar riscos, oportunidades e tendências. No processo metodológico, foram considerados aspectos e possibilidades no cenário atual e futuro, com base nos relatórios da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnergia elétricapt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.titleMercado varejista de energia : oportunidade e impactos no setor elétricopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples