dc.contributor.advisor | Dalla-Bona, Elisa Maria, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Bachim, Izabel de Melo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T16:34:24Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T16:34:24Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/87914 | |
dc.description | Orientador: Profa Dra Elisa Maria Dalla-Bona | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 73-77 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Estudo de caso de cunho qualitativo, desenvolvido em uma escola da rede privada do município de Curitiba, Paraná. Investiga as práticas de leitura literária em uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Observa a efetivação de encaminhamentos e atividades referentes à leitura literária, constatando os limites e possibilidades para a formação leitora. Analisa o referencial teórico fundamentado em pesquisadores e estudiosos do campo da literatura infantil e formação de leitores. Registra diários de campo, realiza entrevistas, analisa documentos e fotografias para auxiliar na compreensão do estudo. Reflete sobre o papel do professor enquanto mediador, relatando a importância desta função para orientar e conduzir práticas de leitura literária. Constata que para formar leitores competentes é preciso dedicar tempo e espaço para a leitura de literatura infantil dentro de sala de aula, investindo em estratégias de leitura para auxiliar no processo de formação leitora | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.title | Entre os livros da escola : estudo de caso sobre leitura literária no 2° ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |