Um ponto fora da curva : um estudo exploratório sobre uma escola pública municipal de Curitiba com alto IDEB em contexto de pobreza
Resumo
Resumo : Este trabalho teve como objetivo de pesquisa a análise de uma escola situada na região periférica da cidade de Curitiba - região considerada em contexto de pobreza relativa se comparada a outras regiões da mesma cidade - e que alcançou em 2015 resultados de desempenho em avaliação externa acima do esperado, o que a caracteriza, pois, como "um ponto fora da curva". Tal pesquisa se mostra importante, pois permite refletir sobre a afirmação outrora realizada por muitos cientistas sociais como Coleman (1966), Plowden (1967), Jencks (1972), Bourdieu (1970), de que a classe social e o status econômico das famílias são fatores que exercem mais influência no desenvolvimento de uma criança do que a própria escola. Os objetivos gerais desta pesquisa se centraram em: conhecer as perspectivas dos professores, pedagogos e diretor que atuam na escola selecionada em relação ao perfil dos estudantes, ao trabalho realizado e às estratégias de escolha da escola, bem como, investigar as implicações que a avaliação externa ocasionou no cotidiano escolar, especialmente do 5º ano do ensino fundamental. Para isso, foi realizado estudo de caráter exploratório com abordagem qualitativa, e, como fonte para a coleta de informações, a realização de entrevistas semiestruturadas que nortearam a conversa com os sujeitos da ação pedagógica, que foram uma professora, uma pedagoga e o diretor da instituição. O primeiro capítulo do trabalho apresenta revisão da literatura sobre a democratização do ensino da educação básica, buscando compreensão do processo de produção de Desigualdades Educacionais no tocante das condições de acesso, permanência e qualidade da educação brasileira. No segundo capítulo a discussão se concentra nas pesquisas que tentaram evidenciar quais os fatores que influenciam na oferta de um ensino de qualidade ao buscarem explicar o efeito da escola no aprendizado e no desenvolvimento dos alunos. Já o terceiro capítulo, propõe-se a analisar os dados coletados no estudo exploratório, mediante as entrevistas semiestruturadas realizadas com os profissionais da escola, a observação ao campo de pesquisa e a contextualização da região onde a escola está inserida, traçando um paralelo com o referencial teórico da pesquisa e estabelecendo relações entre os dados e os autores utilizados. As análises permitiram reflexões acerca sobre como as pessoas agem frente à política, a ação dos agentes sociais frente aos constrangimentos estabelecidos pela política e por outros agentes, além de evidenciar que houve um forte direcionamento da rede municipal de Curitiba para o desempenho na Prova Brasil. Abstract : The objective of this study was the analysis of a school located in the peripheral region of the city of Curitiba - a region considered in a context of relative poverty compared to other regions of the same city - that achieved in 2015 performance results in external evaluation higher than expected because of its region, what characterizes it, therefore, as "a point outside the curve". Such research is important because it allows us to reflect on the assertion once made by many social scientists, as Coleman (1966), Plowden (1967), Jencks (1972), Bourdieu (1970), that social class and economic status of families are factors that exert more influence on the development of a child than the school itself. The general objectives of this research were: to know the perspectives of the teachers, pedagogues and the director who work in the selected school in relation to the profile of the students, the work that is done and the strategies of choice of the school, as well as to investigate the implications that the mentioned evaluation had in the daily school life, especially in the 5th year of elementary school. For that, an exploratory study with a qualitative approach was carried out, and as a source for the collection of information, semistructured interviews were conducted that guided the conversation with the subjects of the pedagogical action, who were a teacher, a pedagogue and the director of the institution. The first chapter of the study presents a review of the literature on the democratization of basic education, seeking an understanding of the process of production of Educational Inequalities in terms of access, permanence and quality of Brazilian education. In the second chapter the discussion focuses on the researches that tried to show which factors influence the offer of a quality teaching when trying to explain the effect of the school in the learning and the development of the students. The third chapter proposes to analyze the data collected in the exploratory study, observation of the field of research and the contextualization of the region where the school is inserted, drawing parallel with the referential research and establishing relationships between the data and the authors used.
Collections
- Pedagogia [622]