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dc.contributorIori, Naiara Kalinkept_BR
dc.contributor.advisorMoro, Catarina de Souza, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorPinho, Gabriela Gouveiapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:08:14Z
dc.date.available2024-08-08T18:08:14Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87832
dc.descriptionOrientador: Profa Dra Catarina Moropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 59-60pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho teve por objetivo apresentar as especificidades da Educação Infantil nas instituições coletivas como creches e similares, com ênfase na discussão acerca da promoção da autonomia dos bebês e das crianças pequenas, mais especificamente de idade entre zero à três anos. Como embasamento para esta pesquisa realizamos um recorte selecionando trabalhos realizados nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul que tratassem da Educação Infantil e das especificidades do trabalho com as crianças pequenas. Desta maneira, utilizamos como referencial teórico as pesquisas de Coutinho (2002), Tristão (2004), Guimarães (2008), Mattos (2013), Fochi (2013) e Gobatto (2011). Selecionamos subtítulos para tratar de cada um dos temas que achamos pertinentes, os quais foram sendo delimitados conforme prosseguíamos com a pesquisa. Os temas seguiram a seguinte estrutura: A criança e suas manifestações; Interação – instituição x família; Papel da professora; Organização dos tempos e espaços e por fim, a Promoção da autonomia dos bebês e das crianças pequenas. A pesquisa permitiu problematizar também as relações de educação e cuidado presentes nas creches e a instituição como um direito da criança, para que esta inicie suas interações sociais, tenha seu corpo, seu ritmo e suas necessidades respeitadas e consideradas e ainda, tenha a oportunidade de vivenciar experiências significativas. Ao fim deste estudo concluímos que, embora as pesquisas não utilizem explicitamente a palavra autonomia, apresentam práticas docentes que muito contribuem para o desenvolvimento integral do bebê e da criança pequena, práticas essas que compreendem a criança como um ser completo e respeitam suas limitações mas também acreditam no seu potencial e capacidade, favorecendo à criança um trabalho de qualidade, humanizador e respeitoso. Portanto, a autonomia está fielmente ligada a promoção do bem-estar, segurança e conforto pois, se a criança encontra-se satisfeita em todos os aspectos, pode arriscar-se a iniciar seus empreendimentos de maneira autônoma e superar seus limitespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA promoção da autonomia nas práticas com bebês de 0 a 3 anos nas crechespt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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