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    Avaliação no contexto da educação musical : um estudo com discentes de licenciatura em música

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    R - T - CAMILE TATIANE DE OLIVEIRA PINTO.pdf (3.186Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Pinto, Camile Tatiane Oliveira
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A avaliação é parte indissociável da atuação docente, e na educação musical isso não é diferente. Mesmo considerando a diversidade de atuação de um educador musical, sempre haverá algo a ser ensinado e, portanto, algo a ser avaliado. Constitui, portanto, uma condição sine qua non do processo de ensino, tornando-se um tema que necessita ser abordado na formação dos professores de música. Partindo dos estudos sobre avaliação no campo da educação (Luckesi, 2021; Bloom; Hastings; Madaus, 1983) e no campo da educação musical (Asmus, 1999; Fautley & Colwell 2012; Hallam, 2020; 2019; 2006; Swanwick 2014; 2003, 1998), o objetivo geral para esta pesquisa foi investigar as práticas de avaliação em música de discentes de licenciatura. A metodologia foi organizada em duas etapas: a primeira consistiu uma análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Música das quatro Instituições de Ensino Superior participantes da pesquisa e, em um segundo momento, as produções dos anais dos congressos e das revistas da ABEM e da ANPPOM. Na segunda etapa, foi realizada uma survey, de natureza exploratória, conduzida por meio de um questionário e dirigida a uma amostra não probabilística de estudantes de cursos de Licenciatura em Música de quatro Instituições de Ensino Superior de Curitiba em fase de estágio. As perguntas buscaram identificar as opiniões e práticas avaliativas de discentes dos cursos de Licenciatura em Música. Os resultados obtidos indicam lacunas que reforçam a necessidade de que, ao longo de sua formação, o professor de música possa acessar os conhecimentos sobre avaliação musical, mobilizando-os e refletindo sobre eles no período do Estágio Supervisionado. Conclui-se que é necessário trabalhar na formação docente do professor de música sobre processos avaliativos, a fim de otimizar suas experiências didáticas, por meio de orientações que incluam concomitantemente tanto os modelos de avaliação do campo da Educação, quanto os modelos que respeitam as especificidades da área no campo da Educação Musical. Para tanto, apresenta-se a contribuição da metáfora da avaliação musical enquanto um sonar, um dispositivo que, por meio do processo reflexivo constante, mapeia o caminho do ensino e da aprendizagem em música.
     
    Abstract: Assessment is an inseparable part of teaching, and in music education this is no different. Even considering the diversity of a music educator's role, there will always be something to be taught and, therefore, something to be evaluated. It therefore constitutes a sine qua non of the teaching process, becoming a topic that needs to be addressed in the training of music teachers. Based on studies on assessment in the field of education (Luckesi, 2021; Bloom; Hastings; Madaus,1983) and in the field of music education (Asmus, 1999; Fautley; Colwell 2012; Hallam, 2020, 2019, 2006; Swanwick 2014; 2003, 1998), the general objective for this research was to investigate the music assessment practices of undergraduate students. The methodology was organized in two stages: Stage I consisted of a documentary analysis of the Pedagogical Projects of the Degree in Music courses at the four HEIs participating in the research and, in a second moment, the productions of the conference proceedings of the congresses and journals of ABEM and from ANPPOM. In Stage II, a survey was carried out, of an exploratory nature, conducted using a questionnaire and addressed to a non-probabilistic sample of students from Music Degree courses at four HEIs in Curitiba in the internship phase. The questions sought to identify the opinions and evaluation practices of students on Music Degree courses. The results indicate gaps that reinforce the need that, throughout their training, music teachers can access knowledge about musical assessment, mobilizing them and reflecting on them during the Preservice period. This study was concluded by defending the thesis that it is necessary to work on music teacher training on assessment processes, to optimize their teaching experiences, through guidelines that concomitantly include both assessment models from the field of Education, and models that respect the specificities of the area in the field of Musical Education. To this end, the contribution of the metaphor of musical assessment is presented as a sonar, a device that, through a constant reflexive process, maps the path of teaching and learning in music.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87799
    Collections
    • Teses [47]

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