A alfabetização matemática e o protagonismo infantil : experiências com crianças de 5 e 6 anos de uma escola pública de Curitiba
Resumo
Resumo : Neste trabalho são apresentadas considerações a respeito do protagonismo da criança nas aulas de Matemática com o objetivo de analisar como esse protagonismo acontece em uma escola pública da cidade de Curitiba com crianças do 1o ano do Ensino Fundamental 1, com idade entre 5 e 6 anos. Após a abordagem teórica a respeito do protagonismo infantil, são relatadas três sequências didáticas que apresentam uma abordagem na qual a criança é protagonista do seu processo de aprendizagem, visto que, crianças de cinco e seis anos estão em idade de alfabetização e, portanto, esse é o momento em que dão grandes avanços também, no que se refere à alfabetização matemática. As atividades trabalharam a alfabetização e o letramento por meio de diferentes abordagens, tanto teóricas quanto práticas, de maneira lúdica e relacionadas ao cotidiano das crianças. Envolveram também, outros eixos articuladores por meio da resolução de problemas, interpretação e organização de informações. Nas atividades foram desenvolvidas por meio do projeto PIBID Pedagogia 3 – Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental nos anos de 2015 e 2016, Oportunizaram às crianças a construção de conhecimentos sobre medidas de comprimento, noções de conhecimentos físicos, figuras geométricas e noções sobre o sistema monetário por meio da observação e atividades práticas, da proposta metodológica que visa a construção de um raciocínio matemático significativo, com elementos vivenciados pelas crianças no ambiente intra e extra escolar.
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