Estudos de aula e estratégias de resolução de problemas sobre frações de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Weisheimer, Fabiana Farias Xavier
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as estratégias elaboradas para a resolução de atividades investigativas relativas a frações por estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Curitiba em um ciclo de Estudo de Aula. Esta pesquisa é uma investigação qualitativa do tipo exploratória e de natureza investigativa. O Estudo de Aula constitui um processo formativo relacionado à prática dos professores e voltado para a aprendizagem dos estudantes. O ciclo de estudos de aula foi organizado em 10 encontros de 2 horas cada, contou com a participação de seis professores que lecionam para turmas de 5°ano e 56 estudantes, respeitando as etapas propostas por Ponte (2014). Foram realizadas duas aulas de investigação, que deram origem aos dados analisados. As atividades investigativas foram elaboradas pelos professores participantes, após momentos de estudos e reflexão sobre a sua relevância, contemplando diferentes possibilidades de resolução e representações, sejam elas numéricas ou pictóricas. Os dados da pesquisa foram recolhidos através de anotações, registros escritos dos professores participantes e dos estudantes, gravação da aula de investigação, diário de bordo do pesquisador e registros das considerações feitas durante a etapa de reflexão pós aula de investigação. A partir do estudo do material empírico foram elencadas três categorias de análise: contagem, esquema e operações matemáticas. Os resultados da pesquisa apresentam indícios de que as estratégias adotadas nem sempre foram suficientes para que os estudantes alcançassem a solução esperada, buscando respostas dentro do campo dos números naturais. Este fato nos fornece pistas de que os estudantes se encontram no processo inicial de compreensão dos números racionais. Este aspecto sugere a necessidade explorar os diferentes significados de fração, ampliando o repertório de resolução e de estratégias diferenciadas para um mesmo significado. Neste sentido, o Estudo de Aula pode ser um diferencial, colaborando para a construção de conceitos fundamentais. Abstract: The objective of this research is to analyze the strategies elaborated for the resolution of investigative activities related to fractions by students of the 5th year of Elementary School of a school in the city of Curitiba in a cycle Lesson Study. This research is a qualitative investigation of an exploratory and investigative nature. The Lesson Study constitutes a formative process related to the practice of teachers and aimed at student learning. This cycle of studies was organized into 10 meetings of 2 hours each, with the participation of six teachers who teach 5th grade classes and 56 students, respecting the steps proposed by Ponte (2014). Two research classes were carried out, which gave rise to the analyzed data. The investigative activities were elaborated by the participating teachers, after moments of study and reflection on their relevance, contemplating different possibilities of resolution and representations, whether numerical or pictorial. Research data were collected through notes, written records of participating teachers and students, recording of the investigation class, researcher's logbook and records of considerations made during the post-class investigation reflection stage. From the study of the empirical material, three categories of analysis were listed: counting, scheme and algorithm. The research results show evidence that the strategies adopted were not always sufficient for students to reach the expected solution, seeking answers within the field of natural numbers. This fact provides clues that students are in the initial process of understanding rational numbers. This aspect suggests the need to explore the different meanings of fractions, expanding the resolution repertoire and different strategies for the same meaning. In this sense, the Lesson Study can be a differential, collaborating for the construction of fundamental concepts.
Collections
- Dissertações [221]